TERRA INDIGENA IGARAPÉ LOURDES - ALDEIA ITERAP

26 de Setembro de 2019

 

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2019 os agentes da pastoral indigenista (CIMI-RO), Marly, Gerry e Jackson do regional de Ji-Paraná estiveram na Comunidade Indígena Iterap para vivência com jovens e lideranças da comunidade, momento de roda de conversa em relação Terra Território, Cultura, Ritos e Costumes Tradicionais.

Diante das diversas situações que ameaçam os direitos garantidos na Constituição, momento crucial para os povos, a bancada ruralista e projetos criminosos com a aprovação do projeto de Lei na PEC 187/16, que também se entende como a PEC do arrendamento e extração dos bens da floresta, pondo em risco a vida dos povos tradicionais e da floresta. Professor Sebastião Arara ressalta a importância dos jovens em aprender a lutar por seus direitos, aprendendo com os mais velhos, ouvindo as histórias como eram sofridas as lutas do passado para garantir a demarcação do território e os direitos dos povos, e devem observar tudo isso e usar como aprendizado para fortalecer as lutas da atualidade. A professora Sandra Arara ainda reforça dizendo o quanto é importante manter viva a cultura e identidade do povo, e que através da dança, dos cantos, ritos místicos, é que se vive uma espiritualidade fortalecida, atrair as forças dos ancestrais, valorizando e preservando a memória dos anciões.

A jovem Jane Arara, fala da preocupação que sente com a aprovação da PEC 187/16 e que nesse momento é preciso estar atentos e juntos para proteger o território e a vida dos que nele habitam, garantido segurança para todos e para as futuras gerações.  

 

Fonte: Marly Ferreira - Equipe do CIMI-RO/ Ji-Paraná-RO

 

 

Outras Fotos

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]