Liturgia Diária

TEMPO DO NATAL (Branco, Prefácio do Natal – Ofício do dia)

04 de Janeiro de 2020

 

Antífona de Entrada

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,2).

 

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos que o Salvador, qual nova luz dos céus para a redenção do mundo, se levante cada dia para renovar os nossos corações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Leitura (1 João 3,7-10)

Leitura da primeira carta de João.
7Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo.
8Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.
9Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.
10É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.
Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial 97/98

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

Aplauda o mar com todo ser que nele vive,
o mundo inteiro e toda gente!
As montanhas e os rios batam palmas
e exultem de alegria.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça
e as nações com equidade.

 

Evangelho (João 1,35-42)

Aleluia, aleluia, aleluia.
Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s).
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
35No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos.
36E, avistando Jesus que ia passando, disse: "Eis o Cordeiro de Deus".
37Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus.
38Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: "Que procurais?" Disseram-lhe: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?"
39"Vinde e vede", respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima.
40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido João e que o tinham seguido.
41Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: "Achamos o Messias" (que quer dizer o Cristo).
42Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: "Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas" (que quer dizer pedra).
Palavra da Salvação.

 

Comentário ao Evangelho

MESTRE, ONDE MORAS?
A pergunta que os dois discípulos de João Batista fizeram a Jesus  marcou o início de um novo discipulado. Doravante, seu Mestre seria ele. A dinâmica existencial desta mudança servirá de modelo para o discipulado de todos os tempos.
Discípulo é quem acolhe o testemunho sobre Jesus, como esses dois discípulos que deram ouvidos a João Batista. São imprescindíveis as mediações humanas no processo da fé. É preciso deixar-se guiar até Jesus.
O passo seguinte consiste em acolher o convite do Mestre para estar com ele: "Vinde, e vede". Trata-se do seguimento pelo qual se chega a conhecê-lo, na escuta atenta de suas palavras e na contemplação de suas obras. Este ver supera a experiência da visão física, por consistir num discernimento da vida de Jesus, visando reconhecer suas qualidades de Messias de Deus. Nesta aproximação, inicia-se uma tamanha comunhão de vida com o Mestre, a ponto de se estabelecer com ele vínculos profundos. "Permanecer junto dele" - quer dizer exatamente isto: não somente um dia, mas durante toda a existência.
Resultado desta experiência transformadora é a conversão do discípulo em apóstolo. Foi o que aconteceu com os dois discípulos de João Batista. Logo, trataram de conduzir a Jesus outras pessoas, de forma a ampliar o círculo dos seguidores do Mestre.


Oração
Espírito de intimidade com Jesus, conduze-me sempre mais para junto daquele que é o Cordeiro de Deus com quem vale a pena partilhar a vida.


O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês.


Sobre as Oferendas

Concedei, ó Deus todo-poderoso, fonte da verdadeira piedade e da paz, que vos honremos dignamente com estes dons e, pela participação nestes mistérios, reforcemos os laços que nos unem. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Antífona da Comunhão

A vida que estava no Pai manifestou-se e apareceu aos nossos olhos (1Jo 1,2).

 

Depois da Comunhão

Ó Deus, que o vosso povo, sustentado com tantas graças, possa receber hoje e sempre os dons do vosso amor para que, confortado pelos bens transitórios, busque mais confiantemente os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

 

 

Fonte: Portal Dom Total - Liturgia Diária

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]