SEMANA DA EPIFANIA (Branco, Prefácio da Epifania ou do Natal – Ofício do dia)

Liturgia Diária

05 de Janeiro de 2022

 

Antífona de Entrada

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu (Is 9,2).

 

Oração do dia

Ó Deus, luz de todas as nações, concedei aos povos da terra viver em perene paz e fazei resplandecer em nossos corações aquela luz admirável que vimos despontar no povo da antiga aliança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

Leitura (1 João 4,11-18)

Leitura da primeira carta de são João.

11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12N conhecimento jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permite conosco, e seu amor é realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai adicionou o seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor estabilizado com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo. 18No amor não há temor. Ao contrário,

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial 71/72

 

As nações de toda a terra

hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus,

vossa justiça ao descendente da realeza!

Com justiça ele governe o vosso povo,

com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

 

Os reis de Társis e das ilhas hão de vir

e oferecer-lhe seus presentes e seus dons;

E também os reis de Seba e de Sabá

hão de trazer-lhe ofertas e tributos.

Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,

e todas as nações hão de servi-lo.

 

Libertará o indigente que suplica,

e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.

Terá pena do indigente e do infeliz,

E a vida dos humildes salvará.

 

Evangelho (Marcos 6,45-52)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, aceito pela fé no mundo inteiro! (1Tm 3,16).

Marcos 6,45-52

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles, andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

Palavra da Salvação.

 

Sobre as Oferendas

Concedei, ó Deus todo-poderoso, fonte da verdadeira piedade e da paz, que os honremos dignamente com estes dons e, pela participação participação mistérios, reforcemos os laços que nos unem. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Antífona da Comunhão

A vida que estava no Pai manifestou-se e apareceu aos nossos olhos (1Jo 1,2).

 

Depois da comunhão

Ó Deus, que o vosso povo, sustentado com tantas graças, pode receber hoje e sempre os dons do vosso amor para que, confortado pelos bens transitórios, busque mais confiantemente os bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

 

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]