XIX SEMANA DO TEMPO COMUM* - Santa Dulce dos Pobres (Branco, ofício da memória)

Liturgia Diária

13 de Agosto de 2022

 

Antífona de Entrada

Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

Oração do dia

Ó Deus, que maravilhosamente concedestes a caridade a Santa Dulce dos Pobres, a fim de ajudar humilde e benignamente os pobres nas suas enfermidades, dai-nos, vo-lo pedimos, por seu exemplo, o espírito de pobreza para vos servir com toda solicitude nos pobres. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

 

Leitura - Ezequiel 18,1-10.13.30-32

Leitura da profecia de Ezequiel.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Que provérbio é este que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados’? 3Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus -, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer. 5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo nem se aproxima da mulher menstruada; 7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8se não empresta com usura nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá – oráculo do Senhor Deus. 10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 13porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza morrerá; ele é responsável pela sua própria morte. 30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta – oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial - 50/51

Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

 

Criai em mim um coração que seja puro,

dai-me de novo um espírito decidido.

Ó Senhor, não me afasteis de vossa face

nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

 

Dai-me de novo a alegria de ser salvo

e confirmai-me com espírito generoso!

Ensinarei vosso caminho aos pecadores,

e para vós se voltarão os transviados.

 

Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,

e, se oferto um holocausto, o rejeitais.

Meu sacrifício é minha alma penitente,

não desprezeis um coração arrependido!

 

Evangelho - Mateus 19,13-15

Aleluia, aleluia, aleluia.

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

Palavra da salvação.

 

Sobre as Oferendas

Ó Pai, por este sacrifício oferecido na comemoração de Santa Dulce dos Pobres, concedei aos vossos filhos e filhas os dons da unidade e da paz. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Prefácio

Antífona da Comunhão

O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o Senhor (Jo 6,52).

 

Depois da Comunhão

Ó Deus, o sacramento que recebemos na comemoração de Santa Dulce dos Pobres santifique nossos pensamentos e desejos e nos torne participantes da natureza divina. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Santo do Dia / Comemoração (SANTA DULCE DOS POBRES)

Irmã Dulce, cujo nome de nascimento é Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, Estado da Bahia, no Brasil. Formou-se professora e como auxiliar de enfermagem, duas áreas em veio a atuar intensamente ao longo de sua vida em exercício pleno de caridade. Tornou-se Freira da Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, no Estado de Sergipe, Brasil. Em 13 de agosto de 1933, aos 19 anos, fez sua profissão de fé e votos religiosos perpétuos, tomando o hábito de freira e recebendo o nome de Irmã Dulce.

A partir de 1934, ao retornar para Salvador, exerce sua missão de professora num colégio da congregação na Cidade Baixa e cuidava das comunidades pobres da região. Fundou diversas obras para atendimento aos mais pobres, operários e familiares de operários. Construiu e manteve umas das maiores obras filantrópicas do país: Obras Sociais Irmã Dulce.

Irmã Dulce sofria de problemas respiratórios crônicos. Em 11 de novembro de 1990, foi internada no Hospital Português da Bahia, depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio. Em 20 de outubro de 1991, em seu leito de morte, recebe a segunda visita do Papa João Paulo II, recebendo dele a bênção e a extrema unção. Morre em 13 de março de 1992.

Em 1988, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. Em 2000, foi distinguida pelo Papa João Paulo II como Serva de Deus, tendo sido iniciada na Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, a tramitação de seu processo de beatificação. Em 21 de janeiro de 2009, foi declarada venerável. Em 3 de abril do mesmo ano, o Papa Bento XVI aprovou o decreto de reconhecimento de suas virtudes heroicas. Em 27 de outubro de 2010 foi anunciada, por Dom Geraldo Majella Agnelo, a sua beatificação, cujo decreto foi publicado em 10 de dezembro de 2010. Em 22 de maio de 2011, foi beatificada em Salvador, passando a ser reconhecida como “Bem-Aventurada Dulce dos Pobres”, em cuja solenidade foi definido o dia 13 de agosto como sua festa litúrgica. Em 13 de outubro de 2019, foi realizado pelo Papa Francisco, na celebração dominical, o rito de canonização. Assim, Irmã Dulce tornou-se Santa Dulce dos Pobres. É a 37ª santa brasileira e primeira mulher comprovadamente nascida no Brasil a ser canonizada.

Seu carisma é o amor incondicional aos pobres, a caridade e o cuidado da vida, o que vivenciou de forma profunda em sua entrega e dedicação totais ao serviço do reino de Deus na realidade concreta de seu povo.

 

 

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]