Paróquia da Catedral São João Bosco. Ji Paraná

04 de Novembro de 2014

Horário de missa Catedral São João Bosco.

Domingo -       07h30 e 19:30.

Quinta Feira -  19:00 Oração do Santo Terço
                       19:30 Missa e benção de objetos (carteira de  trabalho,água, chaves de veículos, casa  e objetos  devocionais).

Sábado -       19:30

Toda primeira sexta feira do mês Celebração em Honra ao Sagrado Coração de Jesus - 06h00.  Após a missa o Santíssimo Fica exposto para adoração até 16h30.

UM PEQUENO RELATO SOBRE HISTÓRIA DA PARÓQUIA.

A Paróquia da Catedral São João Bosco foi fundada no ano de 1964, quando Dom João Batista Costa, depois de uma missa celebrada no palco do salão que servia também na época como salão de catequese e teatro, onde Pe. Adolpho Rohl representava suas comédias.

Vila de Rondônia, na época era reduzida a uma quadra cheia de casas e taperas na beira do Rio Machado e algumas casas na praça onde havia várias laranjeiras ao redor da mesma. Ao todo havia umas trezentas pessoas entre elas seringueiros e garimpeiros de diamante. Vários padres salesianos e missionários vieram para evangelizar a região.

A igreja era uma Capela de madeira e em, 1966 Pe. Adolpho Rohl começou a construir os alicerces da nova Matriz São João Bosco que foi inaugurada em 31 de janeiro de 1968 com a presença de Dom João Batista que presidiu a missa que foi concelebrada por Pe Adolpho Rohl e Pe Ângelo Spadari. Também estavam presentes as irmãs de Maria Auxiliadora de Porto Velho. Antes da celebração houve uma pequena procissão da antiga capela até a nova matriz, transportando as imagens de Nossa Senhora Auxiliadora, Sagrado Coração de Jesus e São João Bosco imagem que permanece até hoje na Catedral em Ji-Paraná.

Pe Adolpho Rohl

Datas Importantes

1964 a 1970 – Os padres missionários só passavam pela paróquia, não havia sido nomeado ainda um pároco.

1971 – Chega à paróquia Pe. Bernardo Strick e Pe. Patricio Macbride.

1972 – Em dezembro o Santuário de Dom Bosco torna-se Catedral.

1977 – Já existiam 15 comunidades.

1975 – Pe. Romano é nomeado Vigário Cooperador. Realizou vários trabalhos de evangelização como: MFC (Movimento Familiar Cristão), Encontro para Juventude, Círculos Bíblicos e Catequese, com auxílio das Ir. Franciscanas.

1976 – Começa o movimento para formação das CEBS. Curso para formação de agentes e formação para lideres da comunidade. Inicio da Boa Nova.

1977- Chegaram os primeiros irmãos Maristas. Número de comunidades com 13 capelas. Nesse ano a paróquia foi dividida em três, Paróquia São José, Presidente Médici e São João Bosco.

1979 – Pe. João Claudio Bodenés foi nomeado Vigário. Neste mesmo ano chegam à paróquia as Irmãs Sacramentinas.  Aconteceu o 1º Encontro de Formação para Catequistas realizados pelas irmãs Sacramentinas e Maristas.

1983 – Posse de Dom Antonio Possamai.

1985- Assassinato de Pe. Ezequiel Ramin

1986 – Segunda Assembleia Paroquial.  No mês de abril foi fundada a Legião de Maria

1987- 1º CPP e terceira Assembleia paroquial. Nesse ano foi nomeado o primeiro CPC da Catedral.

1987- Primeira Romaria da Terra

1988 – Começa a construção do Centro Catequético, Pároco na época Pe. Toninho Hammes.

1992 – Pe. João Batista Doyle é nomeado pároco.

1993 – Votos perpétuos de Irmã Creuza e Maria Lopes. (Sacramentinas).

1996 – Pe. Valmor toma posse como pároco. É nesta época que começam as preocupações com as questões urbanas da paróquia, (êxodo rural).

1997 – Pe. João Quaresma é empossado como pároco

1999 – Em oito de janeiro paróquia celebra o Jubileu de Prata da Ir. Maria Helena, acontece também as Santas Missões Populares.  Nesse mesmo ano Pe. Marcos assume toma posse como pároco.

2000 – Acontece a Pós Missão.

2005­­­ ‑‑ Implantação do ECC– Encontro de Casais com Cristo.

2007 – Dom Bruno toma posse como bispo da Diocese de Ji-Paraná.

2008 – Pe. Johnnis toma posse como pároco.

2014 – Jubileu de Ouro da Paróquia São João Bosco.

Foto do projeto da Nova Catedral.

Fonte: Ude Toginho - Paróquia da Catedral São João Bosco