Paróquia São João Batista - Jaru-RO

Histórico está em construção pela Paróquia

13 de Abril de 2021

 

 

 

 

Paróquia: São João Batista

Munícipio: Jaru-RO

Endereço: Avenida Padre Adolfo Rhol 1725 – Centro

Telefone: 69 3521-2248

E-mail: [email protected]

 

 

 


 

História da Paróquia São João Batista

 

        A historia da igreja católica em Jaru foi iniciado como parte do pioneirismo dos Freis Capuchinhos e Combonianos, que trilhavam as picadas e percorriam os rios que interligavam as muitas locações (residências) dos seringueiros, nas décadas marcadas pelo que ficou conhecido como ciclo da borracha, e que primeiro fez pulsar o pioneirismo no que hoje conhecemos como Estado de Rondônia. Já no ano de 1974, teve seus momentos iniciais vinculado à Paróquia de Ouro Preto do Oeste, também projeto de colonização, criado pelo INCRA, localidade em que primeiro acolhera aqueles padres missionários para os trabalhos da Igreja Católica na região central de Rondônia. 

      Chegados naquela localidade em 27 de fevereiro de 1974, fizeram a primeira tentativa de vir para Jaru em 12 de março do mesmo ano, não conseguindo devido aos atoleiros que se estendiam por vários quilômetros no pequeno trecho entre Ouro Preto D Oeste e Jaru, o que só ocorreu no dia 19 de março do mesmo ano, quando o Pe. Fiovo Camaionie o Irmão Adolfo Xillo conseguiram chegar a então Vila do Jaru, para em 07 de abril de 1974, domingo de Ramos, celebrar a primeira missa na capela construída as margens do rio Jaru. Nesta ocasião, a impressão do Pe. Carlos Naldi fica registrado: “parece que a comunidade de Jaru é a melhor de toda a paróquia. No domingo de Páscoa a liderança já queria aumentar a capela”. Neste espírito de pioneirismo e desejo de crescer, a Igreja teve a concessão de uma área para sua paróquia, podendo escolher entre a atual ou uma localidade na hoje esquina da Av. Tiradentes com Rua Florianópolis, onde fora construída a Caixa DÁgua, sendo que pesou para a escolha da atual sede, o fato de ser plana em quase toda a sua extensão. Nesta primeira missa foi feita a escolha do seu padroeiro, participando da escolha, os membros que estavam presentes na missa, sendo escolhido São João Batista, que já no dia 23 de Junho daquele ano, teve sua primeira grande homenagem com a realização da sua primeira festa, na qual todos os moradores da então Vila de Jaru participaram, iniciando uma tradição que perdura até hoje.

         A partir dai, varias comunidades foram criadas. Esse trabalho de expansão da igreja católica em Jaru foi fortalecido com a chegada do padre Antônio Lázaro em Setembro de 1974, o que possibilitou uma assistência mais intensa à comunidade. Já em Abril de 1975, novo impulso foi dado com a do jovem padre Ugo Lanfranchi, que ficava em Ouro Preto do Oeste três dias da semana e todos os finais de semana vinha para atender as comunidades de Jaru, sendo auxiliado inicialmente pelas irmãs Maria das Graças Campostrini e  Maria Tereza Santos, também missionárias Combonianas.  Isto fez com que a comunidade São João Batista começasse a ser considerada paróquia, o que de fato ocorreu em 08 de Dezembro de 1976, conforme o “Decreto de criação da paróquia de São João Batista na vila de Jaru- T.F. Rondônia.” Transcrito abaixo: Aos oito dias do mês de dezembro de 1976, depois de ouvido o conselho presbiteral, houve por bem fundar a paróquia de São João Batista na Vila Jaru- BR 364- Território Federal de Rondônia e confiá-la à comunidade dos padres Combonianos, cuja sede se encontra em Ouro Preto D Oeste.  Em 1981 foi feita a consagração do Município a Nossa Senhora Aparecida e em 1990, a padroeira do Brasil passou a segunda padroeira da paróquia.

         Em 08 de Maio 1983, a paróquia foi desvinculada da comunidade São João Batista. A contribuição mensal das comunidades era em combustível, com a implantação do Dizimo na Diocese e aos poucos a conscientização dos fies a devolver de 2% a 10% foi sendo introduzida. À medida que o dizimo foi crescendo, as festas para arrecadar fundos foram perdendo força e sentindo. Atualmente as comunidades contribuem, uma vez ao ano, com um bezerro ou valor do mesmo, para leilão anual da festa.

        Até 1985 foram construídos centros de formação de Jaru, no setor 06, Pedra Branca, hoje Município de Jorge Teixeira, Theobroma e no setor Santo Cruz. Com objetivo de melhor atende as comunidades, por exigência da diocese, foi instituído na paróquia, o Conselho de Assuntos Econômico- CAE. No ano de 1995 foi implatanda a pastoral da criança e partir dai sugiram outras pastorais movimentos e serviços. Atuantes até ao presente.

        No dia 17 de janeiro de 2009 a cidade de Jorge Teixeira-Ro, desmembrando da paróquia São João Batista de Jaru. Tendo seu território definido por quatro setores e quarenta comunidades. Atualmente a paróquia São João Batista possui nove setores e 115 comunidades.

 

Fonte: Paróquia São João Batista

Local: Jaru-RO

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]