São João Batista. Presidente Médici

05 de Novembro de 2014

Nossa História

Rondônia é um estado novo, formado por pessoas que vieram de várias partes do Brasil. A história de nossa paróquia não é diferente, confira no texto a seguir .

Nas décadas de 1960 e 70, muitos católicos entre outros colonos vinham de toda parte sul, sudeste e nordeste do Brasil e chegavam aqui no Território Federal de Rondônia, e os que ficavam aqui nessa região sentiram a necessidade de formar a igreja católica! Então começaram a rezar terços e celebrar em um local próximo onde hoje é a Pemaza, depois a igreja foi mudada para o centro da pequena vila chamada na época de km 33, porque ficava a 33 quilômetros de Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná)! Um barraco de palha de coqueiro foi armado e as celebrações aconteciam ali!

Os registros no Livro Tombo* mostram que a 1ª missa celebrada em Presidente Médici, foi no dia 13 de abril de 1972 (quinta-feira) pelo padre Adolpho Rohl!

No início a igreja teve muita influência da cultura mineira, pois grande parte das famílias que formaram a igreja aqui vieram do estado de Minas Gerais. Os primeiros registros escritos mostram que o nome da paróquia no inicio, por volta do ano de 1976 se chamava Paróquia São João do Muqui! Porém essa foi extinta porque não havia essa localidade (Setor Muqui é um setor agrário rural). Ficando a paróquia com o nome de Paróquia São João Batista.

A Comunidade Matriz que também tem esse nome foi aos poucos surgindo e tem a sua história mesclada com a da paróquia! Muitos padres ajudaram a construir essa paróquia juntamente com as comunidades que a compõe! A Paróquia São João Batista foi criada em 8 de dezembro de 1976! Veja lista dos padres que já passaram pela nossa paróquia: Padre Adolfo (1ª Missa), Padre Romano, Padre Silvino Antonio Chiamolera, Padre Silvio Pedreira Ferreira, Padre Joceir Elias de Souza, Padre Marcos Laurindo Bento, Padre Valmor, Padre Afonso, Padre Jorge Uehara, Padre Divino, Padre Pedro Paulo Costa, Padre Francisco Clébio Pinheiro, Padre Celestino, Padre Toninho, Padre Jaci, Padre José Carlos, Padre Marcelo e padre Fernando ambos já da ordem da Copiosa Redenção e atualmente está apenas o padre Fernando!

Outros padres também colaboram em rodadas de visitas às comunidade quando há necessidade, outros ainda nos mais diversos momentos de formação para nossos leigo! Ainda na época do Padre Silvio foi construído o Centro de Formação Margarida Maria Alves, esse nome é em homenagem a essa que foi um das grandes mulheres brasileiras, sindicalista no sertão do nordeste, lutou até a morte pela dignidade do povo pobre, sofredor e injustiçado pelas usinas de álcool e açúcar daquela região. O Centro de Formação tem sala de palestra para 100 pessoas, com ar condicionado e tecnologia de projeção de textos, imagens, slides, vídeos e fotos entre outras, um bom refeitório e grande área verde! Este centro de formação fica num local urbano porém, mais afastado do centro da cidade, onde há muita tranquilidade e muita paz, propício para estudos, reflexão, meditação e experiência espiritual!

O centro de formação de nossa paróquia, Margarida Maria Alves oferece hospedagem, pouso aos participantes de cursos de formação que há alguns anos acontecia sempre nos sábados e domingos. Hoje em dia os cursos, com exceção das escolas de formação, acontecem apenas em um dia, geralmente no sábado! Outro fator que também influencia é que as pessoas de modo geral têm mais posses, motos e carros, por isso vão embora e se for preciso voltam no outro dia e poucos pousam no centro de formação!

* Livro Tombo - A expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrar, inventariar, inscrever bens nos arquivos do Reino. Tal inventário era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, a torre albarrã, do castelo de São Jorge, em Lisboa (Portugal).

A Igreja Matriz está concluindo a sua grande reforma e ampliação:

A Comunidade São João Batista (Matriz) está passando por uma grande reforma interior e exterior em seu templo, além de uma ampliação na parte dos fundos onde foram construídas várias salas e dependências, para maior conforto de seus membros, durante as reuniões entre outras atividades! Para isso a comunidade conta com recursos oriundos dos dízimos de seus fiéis e doações através de carnês!

Acompanhe pela Rádio Planalto Fm 92,7 MHz www.tropicalfm92.com.br o Programa Mensageiro da Paz, da Paróquia São João Batista de Presidente Médici, que vai ao ar de segunda a sexta feira, das 6 às 7 horas da manhã. Aos sábados ao meio dia o programa Jesus te Ama da Renovação Carismática Católica. As quintas feiras transmissão da Santa Missa diretamente da Igreja Matriz

Eu, Vair Ferreira coletei estas informações e contribuiu com estes relatos Felício Vanuchi, Luiz Colombo (já falecido), professor José Garcia entre outros!

Informações atualizadas em 03 de junho de 2016

Fonte: http://www.paroquiademedici.com