Paróquia Nossa Senhora da Penha. Alta Floresta D’Oeste

06 de Novembro de 2014

Histórico da paróquia Nossa Senhora da Penha- Alta Floresta D’Oeste

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, segundo os dados que constam no Livro Tombo, foi oficialmente criada em 1986 e inaugurada no dia 26 de Julho de 1986 com a presença de Dom Antonio Possamai, sdb bispo diocesano da diocese de Ji-Paraná. Á sua criação, a paróquia Nossa Senhora da Penha foi desmembrada da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolim de Moura. Essa nova  paróquia, na sua criação abrangia os municípios de Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, e parte do território da diocese de Guajara Mirim (Rolim de Guaporé).
A coordenação pastoral da paróquia foi entregue aos padres da congregação dos Missionários de São Carlos (Carlistas) em co-responsabilidade com as Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial (IFAP). No mesmo dia, o Pe. GIACARLO RIZZINELLI foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, com o encargo também de coordenar a equipe responsável pela paróquia. Sob a coordenação do Pe. Giacarlo, foi nomeado também o Pe. SEXTÍLIO BORTOLO FOCCHESATTO como Pároco. Depois da missa solene na qual os dois padres tomaram posse, seguiu-se a grandiosa Festa da comunidade de Santo Antônio-cidade.
Por determinação do bispo diocesano Dom Antonio Possamai, a fim de melhorar o atendimento pastoral, as comunidades do Município de Alto Alegre dos Parecis, a partir do ano 2000 passaram para a paróquia de Santa Luzia D’Oeste. Depois de 14 anos de trabalho pastoral na paróquia Nossa Senhora da Penha, os padres Missionários Carlistas se despediram da paróquia para assumir outros trabalhos da congregação com o povo migrante em São Paulo e Campo Grande. Assim encerrou-se a missão dos Carlistas em Alta Floresta.
No dia 22 de Junho de 2000, aparóquia foi entregue à congregação dos Missionários do Verbo Divino (Verbitas). Na missa solene (festa de Corpus Christi) presidida pelo o bispo diocesano Dom Antonio Possamai, tomaram posse como Párocos, os padres Verbitas SLAWOMIR RZEPKA e VICENTE CASTRO.
A coordenação de ação Paroquial ficou sob a responsabilidade do Pe. Slawomir Rzepka, svd. Até o momento atual, o quadro dos agentes paroquial conta com as Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial e os Missionários do Verbo Divino. A paróquia conta com 6 comunidades na área urbana e 54 comunidades na área rural (60 comunidades em total).
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA A.F.O.

Fonte: http://parpenha.blogspot.com.br/