1º Domingo do Mês Vocacional (04/08): Pedi ao Senhor da messe Vocações aos Ministérios Ordenados

03 de Agosto de 2024

MOTIVAÇÃO INICIAL

Caríssimas irmãs e irmão, O Mês Vocacional é o momento para intensificarmos nossas orações e reflexões sobre as vocações na Igreja, entendendo-a como uma grande sinfonia vocacional, na qual o Espírito Santo era como maestro, suscitando diferentes ministérios a serviço do Reino de Deus . Hoje rezemos pelas vocações aos ministérios ordenados: diáconos, padres e bispos. O Ano Vocacional Diocesano reforça a necessidade de refletirmos sobre o papel de cada um na missão da Igreja, promovendo uma verdade comunhão de serviços e dons. É responsabilidade de todos nós a promoção das vocações sacerdotais, trabalhando em unidade e harmonia para que a missão da Igreja se realize plenamente, como uma verdade sinfonia do Espírito.

PRECES:

Irmãos e irmãos, não é só a fé nos sinais de Jesus que convertem e dão a vida, mas a sua Palavra poderosa e eficaz. Peçamos ao Pai que nos ajude a escutá-la dizendo:

R: Enviai, Senhor, operários para vossa messe, porque a messe é grande e os operários são poucos.

1. Senhor Jesus, dai a todos os ministros ordenados um coração agradecido como o Vosso, que saibam valorizar aqueles que se doam generosamente nas ações evangelizadoras de nossas comunidades, pastorais, organismos e movimentos eclesiais, a fim de que reinem a harmonia e a cooperação mútua em nossa paróquia. R:
  2. O Senhor Jesus concedeu aos ministros ordenados um coração misericordioso e compassivo como o Vosso. Que, mesmo diante de seus pecados, possa ser portador de esperança, consolação e paz, difundido com zelo, coragem, mansidão e profetismo a verdade do Evangelho.  R:
  3. Senhor Jesus, dai-nos um coração agradecido por todos os ministros ordenadores, de modo especial os que servem a nossa paróquia, inclusive os que antecederam nossos trabalhos evangelizadores, a fim de que, fidelidade e pastorais, apresentemos ao mundo um testemunho de amor a Cristo e à Igreja.  R:
  4. Senhor Jesus, que escolhestes tantos rapazes para serem padres, pedimos a todos os vocacionados e seminaristas de nossa diocese. Concedei-lhes perseverança e simplicidade de coração, para que, marcados por um ardente desejo de servir nossas comunidades, façam da missionariedade e da sinodalidade o modo de doarem-se aos irmãos e irmãs, sobretudo aos mais empobrecidos.  R:

Concluímos nossos preces rezando a oração do Ano Vocacional Diocesano:

Senhor Jesus, que nos ensinastes pedir ao Pai que mande operários para a vossa vinha. Fazei que tenhamos sempre famílias e comunidades verdadeiramente cristãs, berço de vocações. Despertai em nossos jovens, Senhor, o ideal de Vos seguir, a vontade firme de dedicar-se ao vosso serviço, para continuarem vossa missão junto ao povo de Deus. Suscitai entre nós, leigos e leigas, religiosos e religiosas e sacerdotes que, na inspiração da Eucaristia e da Virgem Maria, realizem o projeto missão do Reino. Fortalecei, Senhor, a vontade dos escolhidos, para que sejam atentos em ouvir a vossa voz e sigam, corajosos, as inspirações do vosso Espírito. Dai perseverança e coragem a todos os chamados para a missão para que desempenhem com amor e fidelidade o seu ministério na Igreja. Que Maria, Mãe das Vocações, interceda por todos os que foram escolhidos para o serviço do Reino. Enviai, Senhor, operários à vossa messe. A bagunça é grande, mas os trabalhadores são poucos. Amém!

Fonte: Comissão Organizadora - Ano Vocacional.