4º Domingo do Mês Vocacional (25/08): Pedi ao Senhor da messe vocações para os Ministérios Leigos

24 de Agosto de 2024

MOTIVAÇÃO INICIAL

Povo de Deus, seja bem-vindo à nossa celebração. Hoje rezaremos pelas vocações e ministérios leigos. Em nosso Ano Vocacional Diocesano, destacamos que os cristãos leigos e leigas em nossa Diocese são instrumentos na grande orquestra de Deus, chamados a ressoar a sinfonia vocacional na Igreja e na sociedade. Pelo Batismo, todos somos chamados a pertencer a Cristo e assumimos um protagonismo sinodal na Igreja e na sociedade. A missão das leigas e leigos é dar testemunho do Cristo Ressuscitado na Igreja e em seus ambientes cotidianos, espalhando o Evangelho de Cristo e promovendo o serviço harmônico e profético onde vivem. Rezemos para que cada cristão leigo e leiga esteja convicto de sua corresponsabilidade na missão da Igreja.

PRECES:

Irmãs e irmãos, o Reino de Deus já está no meio de nós, mas só um dia virá em toda a sua plenitude. Rezemos ao Pai pelos que trabalham nesse Reino, dizendo:

R: Enviai, Senhor, operários para vossa messe, porque a messe é grande e os operários são poucos.

1. Pelos cristãos leigos e leigas, para que perseverem nos seus espaços de trabalho, como autênticas testemunhas de Cristo Ressuscitado, nós vos pedimos, Senhor. R:
  2. Pelas nossas pastorais, serviços, organismos e movimentos eclesiais, para que se tornem, cada vez mais, locais de encontro pessoal com Jesus Cristo, nós vos pedimos, Senhor. R:
  3. Para aqueles que se dedicam à catequese e à iniciação à vida cristã, para que consigam discernir a melhor maneira de fazer as crianças, os jovens e os adultos amadurecerem na fé, nós vos pedimos, Senhor. R:
  4. Pelos jovens, para que, renovados e realizados em suas esperanças, saibam responder ao chamado de Deus com generosidade e grandeza de alma, nós vos pedimos, Senhor. R:
  5. Pelas leigas e leigos que generosamente se colocam a serviço de nossa comunidade nos mais variados ministérios, que não oferecem falta de acolhida e o apoio dos agentes de pastoral e dos conselhos paroquiais, nós vos pedimos, Senhor. R:

Concluímos nossos preces rezando a oração do Ano Vocacional Diocesano:

Senhor Jesus, que nos ensinastes pedir ao Pai que mande operários para a vossa vinha. Fazei que tenhamos sempre famílias e comunidades verdadeiramente cristãs, berço de vocações. Despertai em nossos jovens, Senhor, o ideal de Vos seguir, a vontade firme de dedicar-se ao vosso serviço, para continuarem vossa missão junto ao povo de Deus. Suscitai entre nós, leigos e leigas, religiosos e religiosas e sacerdotes que, na inspiração da Eucaristia e da Virgem Maria, realizem o projeto missão do Reino. Fortalecei, Senhor, a vontade dos escolhidos, para que sejam atentos em ouvir a vossa voz e sigam, corajosos, as inspirações do vosso Espírito. Dai perseverança e coragem a todos os chamados para a missão para que desempenhem com amor e fidelidade o seu ministério na Igreja. Que Maria, Mãe das Vocações, interceda por todos os que foram escolhidos para o serviço do Reino. Enviai, Senhor, operários à vossa messe. A bagunça é grande, mas os trabalhadores são poucos. Amém!

Fonte: Comissão Organizadora - Ano Vocacional.