25 de Agosto de 2015
A Diocese de Ji Paraná (RO) realizou no domingo, dia 16, de agosto de 2015 a 1ª Romaria da Família. Cerca de três mil pessoas participaram do evento. Com o Tema: “Família, Centro de Amor”, e o Lema: “Família Transmissora da Fé, a serviço da Sociedade” o evento marcou o encerramento da Semana Nacional da Família.
Foto: Eduardo Pilenghy
O dia foi marcado por várias comemorações, em todos os países do mundo, que tem uma família salesiana, Dom Bosco foi homenageado pelos 200 anos de seu nascimento. Em Ji Paraná, não foi diferente, a concentração dos romeiros e romeiras aconteceu na Paróquia São José que tem a sua frente padres da ordem dos Salesianos de Dom Bosco, um momento de graça para aqueles que carregam em seu trabalho missionário e pastoral, o carisma desse santo que é considerado o “Pai da Juventude”.
Foto: Diário da Amazônia.
Após a acolhida todos foram motivados a caminhar, rumo ao Parque de Exposição Hermínio Victoreli, com cantos, orações e reflexões em prol de uma sociedade melhor que viva os valores da família.
Foto: Site Comando 190
Na presença de padres, religiosos, religiosas, seminaristas, diáconos, leigos e leigas , Dom Bruno Pedron, bispo da Diocese de Ji Paraná, caminhou com os fiéis na Romaria. Para Petrona Justiniano da Paróquia São Sebastião de Ji Paraná a presença de Dom Bruno durante a caminhada motivou os romeiros durante o trajeto, “Era o pastor conduzindo suas ovelhas”. (Petrona Justiniano)
Foto: Site Comando 190
Segundo Dom Bruno Pedron, o objetivo da Romaria da Família foi valorizar e destacar a importância da família e o papel que ela exerce na sociedade.
“Precisamos mostrar a beleza e a necessidade vital da família. A Romaria da Família está em consonância com as Igrejas Católicas de todo o mundo que se unem em oração pela 3ª Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que se realizará no Vaticano, de 5 a 19 de outubro, com o tema: Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização". (Dom Bruno)
Foto: Elio Limberger
Para o casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, o evento teve também como objetivo incentivar a comunhão entre as comunidades: "A Romaria é para nossa Diocese, paróquias e pastorais uma oportunidade de despertar, os apelos, da urgência de se fazer uma pastoral de conjunto que atenderá aos anseios da diocese no que refere à evangelização das famílias". (Carlos e Marlene Pilenghy)
Foto: Eduardo Pilenghy
A Romaria da Família marcou também o encerramento do Ano Jubilar da Paróquia da Catedral São João Bosco, padroeiro do município de Ji Paraná e os 52 anos de Profissão religiosa de Dom Bruno.
Foto: Site Comando 190
Durante a caminhada houve momentos de reflexão, ao longo do trajeto quadros vivos representando várias cenas do cotidiano familiar ajudaram nas reflexões que foram vivenciadas desde a primeira família formada, a partir da “Criação do Homem” até a morte.
Foto: Eduardo Pilenghy
A vivência familiar constitui o ponto chave do processo de formação de todo ser humano desde a criação do mundo. Nesse contexto, a mística da Romaria quis resgatar valores que hoje estão sendo deixados de lado no seio das famílias.
O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente. O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada".
Foto: Elio Limberger
“Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne”.
A família é um sonho de Deus para o homem desde os primórdios da criação. O homem criado por Deus para AMAR, e a exemplo da própria Trindade viver uma mútua entrega de amor encontra nos laços familiares, no “ser família”, a essência desse amor em PLENITUDE.
Foto: Maria de Fátima Brito Pereira.
“Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16). Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor”.
A grande e honrosa tarefa que Deus reservou para os pais é a de gerar e educar os seus filhos. Mas, antes dos filhos serem nossos, eles são de Deus, já que só Deus pode dar a vida.
Foto: Eduardo Pilenghy
“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
E o berço da oração está em nossas famílias, Igreja Doméstica. Esta comunidade íntima de vida e de amor é a primeira catequese que Deus preparou para nossos filhos.
Foto: Eduardo Pilenghy
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possa discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. Rm 12, 2-8
Aos leigos casados se transfere também essa missão de agir no mundo, com muito maior riqueza, pois ele tem a experiência da vivência na pequena comunidade familiar. O verdadeiro casal cristão está comprometido com as realidades do mundo e sua missão é de lutar para transformá-las através da evangelização
Foto: Eduardo Pilenghy
“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa”. Salmos 128:3
Durante muito tempo a mesa foi um exemplo de união da família Cristã em nossos lares, onde eramcomum os pais, filhos e até avós se reunirem ao seu redor, para dividir o alimento e as experiência vividas. É o lugar onde dividimos o fruto do nosso trabalho com as pessoas que mais amamos. Por tudo isso, nós Cristãos precisamos entender que este espaço sagrado do nosso lar é o altar da nossa família.
Foto: Elio Limberger
“... Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”. Jo 20, 22-23
O Papa João Paulo II disse que: ‘Pela Família passa a humanidade’, assim todas as vocações também passam pela família. O âmbito familiar foi o que Deus elegeu para que o seu próprio Filho crescesse em sabedoria, estatura e em graça, até chegar à idade adulta.
São João Bosco dizia: “Não há maior graça para uma família do que um filho sacerdote”.
Foto: Elio Limberger.
“... permanecerei o mesmo até vossa velhice, sustentar-vos-ei até o tempo dos cabelos brancos; eu vos carregarei como já carreguei, cuidarei de vós e preservar-vos-ei”;
A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós.
Foto: Elio Limberger
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6, 40
A vida é um dom de Deus, porém estamos de passagem neste mundo, e a qualquer momento podemos perder alguém querido, alguém que amamos. A morte ensina ao homem o quanto é passageira esta vida, a como não deve apegar-se a si mesmo nem aos bens materiais. E mais, ensina o homem a colocar os seus tesouros no céu. Neste sentido, o evangelho de Lucas 12,34 nos fala que "Onde está o seu coração, aí está o seu tesouro".
Foto: Eduardo Pilenghy
Após as reflexões chegaram ao parque de Exposição que foi preparado para ser o palco do evento. Onde aconteceram várias apresentações organizadas pela Pastoral familiar dos regionais que compõem a diocese, com musica, teatro e testemunho de vida.
Foto: Site Comando 190
No final da tarde aconteceu a Missa Solene que marcou o encerramento da Romaria da Família, presidida pelo bispo Dom Bruno e concelebrada por vários padres que vieram das paróquias da diocese.
Foto: Elio Limberger
Uma celebração voltada às famílias e abençoada pela Sagrada Família de Nazaré!
Foto: Elio Limberger
Em sua homilia Dom Bruno fez memória da vida de Dom Bosco e seu carisma, destacando os 200 anos de seu nascimento formando um elo entre a Família e os carisma do santo: “Os pais são os primeiros educadores da fé. A família nunca enfrentou uma crise tão grande se faz necessário a unidade entre todos para resgatá-la e fortalecê-la”. Enfatizou o bispo.
Foto: Site Comando 190
Coube ao casal Carlos e Marlene Pilenghy, e ao pároco da paróquia da Catedral São João Bosco, padre Johnnis Parteli, agradecer à todos que colaboraram direta e indiretamente com a realização da Romaria, ambos fizeram um resumo positivo e agradeceram a todas as pessoas e equipes envolvidas na organização do evento.
Foto: Site Comando 190
E para fechar com chave de ouro o evento, não poderia passar em branco o aniversario de 52 anos de profissão religiosa de Dom Bruno Pedron, ele que é salesiano filho de Dom Bosco, celebrou esta festa no mesmo dia em que celebrou a festa dos 200 anos do nascimento do Santo que é também o padroeiro de sua diocese e do município de Ji Paraná.
Pe. José Carlos pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com palavras de estima e agradecimento destacou a importância de Dom Bruno para a diocese e pediu que Dom Bruno não desanimasse de sua missão mesmo diante das dificuldades, emocionado Dom Bruno agradeceu a todos.
Foto: Site Comando 190
O final da celebração foi um momento de despedida, mas também de renovação das promessas do Matrimônio.
Foto: Site Comando 190
Em sua benção final Dom Bruno abençoou todas as famílias que estavam presentes e exortou a todos presentes que retornassem as suas casas renovados e fortalecidos para continuar sua missão de Família Cristã no mundo e na sociedade.
Foto:Elio Limberger
Para Dona Ana Rosa da Paróquia São Sebastião de Ji Paraná a Romaria no contexto geral agradou a todos, a caminhada, as reflexões, infra- estrutura, alimentação, o cuidado para que não faltasse água. Foi enfática ao dizer : "Essa Romaria da Família ficou com um gostinho de quero mais"!
Confira todas as fotos da 1ª Romaria da Família.
http://www.diocesedejiparana.org.br/fotos-det.php?cod=40
Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná