Conselho Missionário Diocesano
05 de Fevereiro de 2021
Atribuições:
O COMIDI é formado por 1 grupo de pessoas que tem o compromisso de ajudar a Igreja local a viver a dimensão missionária do seu batismo. E ao mesmo tempo “espaço e instrumento” privilegiado do compromisso missionário da Igreja diocesana. Como instrumento, ajuda a Igreja a viver a sua vocação missionária. Como espaço é chamado a experimentar em si mesmo essa realidade e depois testemunhá-la.
Articular a dimensão missionária na diocese e nas paróquias.
Manter sempre viva a chama da missionariedade.
Fazer com que a dimensão missionária perpasse pastorais e movimentos na diocese.
Enriquecer a vivência cristã com a espiritualidade missionária.
Estabelecer prioridades e linhas de ação e animação missionária na diocese.
Conscientizar a diocese sobre projetos missionários da Igreja.
Missão/fundamentação teórica:
A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na “missão” do Filho e do Espírito Santo. (AG 6)
O chamado missionário é para toda a Igreja (Cf. AG, 2), e de modo particular para as dioceses, onde a Igreja se visibiliza. O Documento de Aparecida, fruto da V Conferência Episcopal Latino Americana, apresenta a Diocese como comunidade missionária (DAp 168) e apresenta também o meio para que a missão se torne real na mesma: “A Diocese, presidida pelo Bispo, é o primeiro espaço da comunhão e da missão. Ele deve estimular e conduzir uma ação pastoral orgânica e vigorosa, de maneira que a variedade de carismas, ministérios, serviços e organizações se orientem em um mesmo projeto missionário para comunicar vida no próprio território. Este projeto, que surge de um caminho de variada participação, torna possível a pastoral orgânica, capaz de dar resposta aos novos desafios. Porque um projeto só é eficiente se cada comunidade cristã, cada paróquia, cada comunidade educativa, cada comunidade de vida consagrada, cada associação ou movimento e cada pequena comunidade se inserirem ativamente na pastoral orgânica de cada diocese. Cada uma é chamada a evangelizar de um modo harmônico e integrado no projeto pastoral da Diocese” (DAp 169).
NA DIOCESE DE JI-PARANÁ
Articuladora: Vera Lucia Alves Mantovani
Assessora: Irmã Maria do Carmo Silva
Fonte: Coordenação Diocesana de Pastoral - Plano Pastoral Diocesano