A RCC, Renovação Carismática Católica , surgiu na Igreja Católica no momento que se inicia a procurar para a prática em uma Renovação eclesial desejada pelo Concílio II. Não havia passado um ano sequer ao final do Concílio, quando, em outubro de 1966, começou a despontar o movimento agora chamado “Renovação Carismática”. Nesta circunstância, a Renovação aparece como um evento pós-conciliar vinculado ao próprio Concílio, em uma conjuntura histórica importante para a Igreja Católica.
A RCC se organiza
A RCC se organiza nas Paróquias, nas Dioceses e nos Estados através dos Grupos de Oração, sua vida é norteada pelas moções e direcionamento vindo dos conselhos diocesanos, estadual e nacional.
Atualmente a RCC está presente, de maneira organizada e realizando um trabalho pastoral, em 268 Dioceses do Brasil, chegando a evangelizar perto de 60 mil Grupos de Oração, com a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas. Ultimamente, Deus tem exortado a RCC à “Conservar unidade do Espírito pelo Vinculo da paz” Efésios 4,3. É evangelização repleta de empenho pessoal que espera neste momento da necessidade de redescoberta por toda a Igreja do sentido que é de frutos do alto, à que se torna fruto de um Pentecostes.