Pastoral dos Surdos

17 de Fevereiro de 2022

 

NOSSA HISTÓRIA


  Relacione a fundação da Pastoral do Surdo, pois uma imensa tarefa, pois são muitos: instituições, tarefas, religiosas, religiosas, bispos que são bispos históricos e possibilidades como do momento.
  Podemos destacar duas personalidades marcantes nas origens da pastoral: Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, 1º sacerdote surdo brasileiro, de Juiz de Fora (MG) e padre Eugenio Oates, (ouvinte) sacerdote redentorista, nascido nos Estados Unidos. 
  Desde a 40, a pastoral bus espaço na caminhada foram os grandes campanhas da igreja, ambos através das visitas às escolas reuniões e igrejas onde existiam às escolas. 

Mais tarde, padre Volmir Francisco Guiso, deficiente auditivo de Porto Alegre se junta a eles para contribuir no anúncio do Evangelho. Hoje mais sacerdotes, Hélio de Jesus, deficiente auditivo de São Luís (MA) e Wilson Czaia, surdo de Curitiba (PR) são testemunhas vivas de que a surdez não é obstáculo para viver o sacerdócio e se dedicaram aos surdos, mas sinal de superação dos desafios e pôr em prática os talentos, como dons de Deus. 

  Atualmente a Pastoral do Surdo está presente na maioria dos Regionais e através de um trabalho silencioso e eficaz. Os surdos a oportunidade de conhecer, comemorar e hoje testemunhar Jesus Cristo na sociedade.

 

OBJETIVOS 

  A Pastoral tem como objetivo atuar em diversas áreas: 

- Prepara celebrações e encontros de caráter espiritual.
- Catequese: participantes na formação do surdo, buscado um conhecimento da palavra de Deus, preparação da palavra de Deus, eucaristia, crisma e curso de noivos.
- Juventude: atenção especial é dada aos jovens, por meio de encontros, caminhadas e momentos de lazer.
- Cultura: como Pastoral do Surdo, ela está presente em eventos, exposições, danças e datas comemorativas.
- Ação Social: atua na política formação.


 

 

Histórico da Missão com Surdo em Ji-Paraná/RO
 
Uma situação inusitada, experimentada e vivenciada pelo padre José Celestino, da Paróquia São Sebastião, em realizar o matrimônio entre um casal de surdo ou deixou bastante apreensível. Buscando em sua Paróquia e na Diocese de Ji-Paraná (RO) e nas demais Comunidades um profissional que pudesse intermediar a situação, ou seja, um intérprete da linguagem de sinais; não obteve sucesso. Mesmo com todas as dificuldades encontradas, ainda assim, o matrimônio foi realizado.
Diante desta situação, o coração do padre ficou inquieto. Padre Celestino ficou pensativo e imaginando o que uma igreja católica particular desta comarca poderia ter um olhar diferente no que se refere à inclusão do surdo e de toda pessoa portadora de qualquer necessidade especial, já que uma das funções da Igreja é dar o primeiro passo em acolher todos que buscam a graça e desejo de vivenciar o amor de Deus. O tempo passou e o projeto permanência firme dentro do coração do padre Celestino.
Apesar das incertezas e como buscasse a situação constante do padre Celestino Brasileiro na situação para encontrar que tivesse disponibilidade, coragem, habilidade e conhecimento na situação brasileira de Sinais. Dessa circunstância, ele teve o total apoio da Igreja particular de Ji-Paraná. Sentido deste, do padre José Celestino Mary (Assistente Social do Projeto Gente Feliz o tanto inquietante à preocupação e indicado o coração a Eliana de Oliveira para a realização do projeto que é tão inquietante à preocupação o coração de Oliveira. Assim, depois de uma longa conversa entre eles sobre a necessidade desse mediador dentro da Igreja particular de Ji-Paraná, Eliana Maria Gomes de Oliveira decidiu abraçar a missão com amor ao irmão surdo. Mesmo que seu conhecimento, domínio e habilidade sempre em processo de construção, com fé, coragem,
Por isso, Eli Maria Gomes de Oliveira assumiu uma coordenação do movimento em construção com o surdo e intérprete na formação definitiva da Pastora Surdo em Ji-Paraná, que, ao ser consolidada, deve ser integrada por um ou mais surdos. Essa nova pastoral, a Pastoral do Surdo, poderá servir como modelo para as demais Paróquias e Comunidades da região.
Atualmente, este movimento em Ji-Paraná é composto pelos intérpretes: Ana Helena Lima Mourão, Brenda Martins Kreisel, Bruna Monteiro Marinho ,  Eliana Maria Gomes de Oliveira, Maria Geni de Amorim, Marcela Regina Stein Santos, Regina Mara Boaventura e Suelem. Surdos: Betânia, Jackson Douglas Oliveira Urias, Leonardo, Pedro, Ronaldo Oliveiro Veloso, Talmarian Edvaldo da Costa Rocha, Victor Silva de Freitas e Viviany Amorim Silva Oliveira.

Objetivo da Pastoral do Surdo
ART.1º - A Pastoral do Surdo do Brasil, doravante neste documento denominado PS (Pastoral do Surdo), é um organismo de dimensões Bíblico-Catequética e Sócia Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. (fonte: Estatuto da Pastoral do Surdo do Brasil)
A Ação Evangelizadora é um instrumento feito para auxiliar os estudos das diversas comunidades surdas católicas do Brasil. A Diretriz ajuda os surdos a garantir um estudo profundo da palavra de Deus fazendo da pessoa surda conhecedora da palavra e também da missão do surdo em sua Pastoral. (Saiba mais em: http://www.pastoraldosurdo.org.br)

Com força de vontade e sustentação pela missão confiada, a Eliana Gomes deu início à formação de uma equipe de intérpretes.
A primeira com uma intervenção dos intérpretes ocorreu no dia 6 de dezembro de 2015 Paróquia São Sebastião e teve como celebrante o padre Elielson e Concelebrada pelo padre José Celestino. A interpretação na linguagem dos sinais (Libra) ficou por conta de Enadir Pereira dos Santos (Ariquemes) e sua filha Marielly Pereira dos Santos (surda), Brenda Martins kreisel, Suellen e Eliana Gomes (ambas de Ji-Paraná). A cerimônia contorno com a participação dos surdos: Ronaldo, Viviani Amorim, Leonardo, Betânia.


Matrimônio de Jackson DOUGLAS Oliveira Urias e Viviany Amorim Silva Oliveira (Surdos)

Testemunhado pelo padre José Carlos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima) cerimônia realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida dia 03/12/2016.

 

Cerimônia Matrimonial de Jackson Douglas Oliveira Urias e Viviany Amorim Silva Oliveira (Surdos) Interpretada em Libras “Língua Brasileira de Sinais”, realizada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no dia 3 de dezembro de 2016 presidido pelo padre José Carlos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a participação das intérpretes Marcela, Brenda e Eliana. 

Momento da Entrada das Alianças

 

 

Intérpretes

 

 

Missa Comunidade São João Bosco.

 

Momento de descontração no Dia Nacional dos Surdos - 26 de setembro de 2016.

 

Santa Missa na Comunidade São Judas Tadeu – Paróquia São João Bosco  28/10/2016.

Padre Assis, seminaristas, Intérpretes e Surdo

 

Participação na Santa Missa

 

Momento final da Santa Missa

 

 

Santa Missa Solenidade de Nossa Senhora Aparecida 10/12/16  Paróquia São João Bosco

 

Marco Zero

 

Surdos participando da Santa Missa – 10/12/2016

 

 

         

Surdos e Intérpretes ao final da Santa Missa

 

Ronaldo (surdo), padre José Celestino, Talmarian e Victor (surdos)

 

Curso de formação com o tema Bíblia

Assessoria - Ilza Vidal de Pádua Costa, da Escola Bíblica – Paróquia São José.

 

Padre José Celestino presenteia irmão surdo com Bíblia Sagrada

 

Santa Missa na Comunidade Santa Luzia 13/12/2016

 

Inicio da Santa Missa presidida pelo Padre José Celestino

Final da Santa Missa

 

Confraternização na casa da Brenda dezembro de 2015

 

Betânia (surda), Eliana, Suelen e Brenda (intérprete), Mauro (pai de Brenda),

Rosilene (mãe de Brenda), Ivonete (mãe do Ronaldo), Ronaldo (surdo) e Paola (sobrinha do Ronaldo).

 

 

 

 

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ

Coordenação: Bruna Monteiro 

 

Fonte: Pastoral dos Surdos - Paróquia São João Bosco

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]