“DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO “

No próximo dia 01/09, por instituição do Papa Francisco, celebraremos o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”. É mais uma decorrência da Carta Encíclica “Laudato Si’ “.

30 de Agosto de 2015

 

Na divulgação de sua decisão, Francisco afirma: “Desejo comunicar-vos que decidi instituir também na Igreja Católica o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” que, a partir do ano corrente, será celebrado no dia 1º de setembro, assim como já ocorre há tempos na Igreja Ortodoxa”. De fato, esta data já é comemorada desde 1970 pela Igreja Ortodoxa com o objetivo de agradecer o dom da Criação.

 

Com este ato, além de agradecer, pretende-se, também, refletir e assumir ações concretas relacionadas ao cuidado e ao relacionamento com o mundo e tudo o que ele contém. Assim se expressa o Papa: “Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isso devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da Criação, lembrando sempre que para aqueles que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós, ‘a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia’.

 

A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma ‘conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus’. De fato, ‘viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa’ “. Como já está bem em cima da hora, o dia 1º já será nesta próxima 3ª feira, neste ano a data não será tão divulgada e celebrada em grupos pequenos ou grandes. No entanto, aqui fica o nosso desafio: pessoalmente ou em família, você que ficou sabendo da proposta, o que vai fazer para bem celebrar o dia?

 

Francisco, no final da proposição, manifesta: “Que esta celebração anual seja um momento forte de oração, reflexão, conversão e uma oportunidade para assumir estilos de vida coerentes”. Escolha uma mudança no estilo de viver que contribua com o meio ambiente. A natureza vai gostar e agradecer!

 

 

 

 

Laudelino Augusto é Vice-presidente do CNLB.

 

 

Fonte: http://www.cnbb.org.br/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]