Diretores e secretários das POM do Cone Sul debateram ação missionária

07 de Setembro de 2015

 

Diretores e secretários das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Cone Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Brasil), reuniram-se Buenos Aires, Argentina, no dias 27 a 30 de agosto, para seu 8º Encontro.

 

A reunião acontece todos os anos, desde 2008, com o objetivo de refletir, dialogar e encontrar pistas comuns para o trabalho de animação e cooperação missionária nos países do bloco. Os trabalhos abriram com uma missa presidida pelo diretor das POM na Argentina, padre Dante De Sanzzi. “Na missão Deus nos quer sempre vigilantes.

 

Descansamos, mas sempre em atitude de vigilância, prontos para os trabalhos que a realidade nos impõe e o Senhor nos pede”, afirmou o padre ao acolher os 17 participantes. Na missa em memória de Santo Agostinho, o diretor das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti, refletiu sobre a santidade. “Certamente não podemos nos preparar para o encontro com o Senhor ficando de braços cruzados.

 

Necessitamos de ações segundo os valores evangélicos que nos aproximem das pessoas, principalmente das mais necessitadas”, destacou ele para, em seguida, recordar um dos ensinamentos de Santo Agostinho: “ama e faze o que queres”. Lembrou ainda do necessário equilíbrio entre a oração e a ação. A programação seguiu com um panorama sobre a realidade eclesial e social da Argentina, onde a Igreja católica conta com 14 arquidioceses e 48 dioceses, 129 bispos dos quais 40 eméritos.

 

Além disso, a evangelização dispõe da força de 323 congregações (238 femininas e 85 masculinas). Os seminaristas somam cerca de 700 entre diocesanos e religiosos. 78% da população declara-se católica. As Obras Pontifícias e a comunicação para a animação e cooperação missionária foi tema de estudo que contou com a assessoria dos jovens comunicadores, Facundo Salvatierra e Maria Victória Alvarez, membros da equipe nacional dos Grupos Missionários das POM da Argentina. Os comunicadores apresentaram exemplos de como motivar e articular eventos missionários através das novas tecnologias de comunicação.

 

Falaram também do Encontro Nacional de Grupos Missionários que deve reunir, em outubro deste ano, cerca de 2 mil pessoas de 295 grupos, na cidade de Santiago de Estero, no norte da Argentina. Este ano o tema é “Missão: um estilo de vida”. Em seguida, os assessores orientaram uma oficina sobre o uso das novas tecnologias para o servi- ço de animação e cooperação missionária.

 

Em grupo, os participantes destacaram as oportunidades, dificuldades, ameaças e fortalezas. No dia 29, o bispo auxiliar de Buenos Aires, dom Enrique Eguia Segui fez um resgate histórico dos 50 anos do concílio Vaticano II em especial sobre a missão desde o Decreto Ad Gentes até a Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho” do papa Francisco. Os trabalhos encerraram no dia 30, com uma visita a uma comunidade missionária onde houve celebração Eucarística.

 

(Pe. Jaime Patias)

 

Fonte: http://pom.org.br/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]