Natividade de Nossa Senhora

07 de Setembro de 2015

 

Hoje celebramos uma festa muito querida para todos os que amamos a Maria: o dia tão esperado do seu nascimento. Com essa festa somos introduzidos ao grande mistério de nossa salvação em Cristo. Deus, desde toda a eternidade em seus desígnios amorosos, predestinou Maria a ser a Mãe do Salvador. O dom do seu nascimento está diretamente ligado ao dom recebido nove meses antes: a sua Imaculada Conceição.

 

O nascimento de Maria está diretamente ligado ao da sua maternidade. Maria é Mãe de Cristo é Mãe de toda a humanidade. Ela é modelo de maternidade. Todas as mães veem nEla o verdadeiro significado da sua missão. E certamente assim como no caso de Maria, todos nós devemos pensar no sentido pelo qual vim ao mundo. Qual é a tua missão?

 

Celebrando o dom do nascimento de Maria, a Igreja também olha para o de Cristo. Recorda na Missa de hoje, na profecia de Miquéias, a Belém de Éfrata, “pequenina entre os mil povoados de Judá” de onde que viria o nosso Salvador. (Cf. Mq 5, 1-4a)

 

Lembramos também das extraordinárias circunstâncias que precederam o nascimento do Senhor, segundo a narração de Mateus. Esse mistério envolve também  São José, a quem a Virgem havia sido prometida como esposa.  São José participa no mistério da encarnação e como homem de fé acolhe Maria e cuida de Jesus.

 

 

O nascimento de Cristo por meio do sim de Maria é o renascimento do homem por meio da graça.

 

No nascimento de Maria cumpre-se verdadeiramente a eterna eleição divina. Verifica-se o amor particular com que o Senhor ama a Maria e nEla a cada um de nós.  O nascimento de Cristo por meio do sim de Maria é o renascimento do homem por meio da graça. O nascimento de Maria é o início da nova criação, no plano da salvação divina.

 

A festa de hoje portanto é um convite a recordar o dom gratuito que Deus concede a cada um de nós, como fez com Maria.

 

A profunda consciência que Maria tem da gratuidade do dom de Deus, torna-se para nós o estímulo para rever a nossa vida, muito confiante nos meios humanos e pouco propensa à oração, à contemplação à confiança na ação da graça.

 

O nascimento de Maria é também convite ao renascimento espiritual, à conversão. É um convite a crescermos na fé. Ao olharmos a Maria, toda sua vida foi um constante crescimento na fé. Somos chamados a renascermos constantemente na fé, abrindo-nos em todo o momento ao Plano de Deus.

 

Por ser o nascimento de Maria, podemos pensar na seguinte pergunta. O que darei de presente para Ela hoje? O que será que Ela mais gostaria de receber de mim? Certamente alegrará muito o coração de Nossa Senhora ver em nós a imagem do seu Filho. Que nós façamos como Ela que o dom da vida que recebemos de Deus dê muitos frutos.

 

Peçamos a intercessão da Mãe Aparecida, para que a cada dia cooperemos mais com a graça de Deus e respondamos com generosidade a esse precioso dom que é a nossa vida, com uma vida cada dia mais santa e respondendo à nossa vocação particular neste mundo.

 

 

Fonte: http://www.a12.com/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]