16 de Setembro de 2015
Catequistas de treze comunidades da Paróquia São João Bosco, em Ji-Paraná, participaram de uma formação no último dia 18 de julho. O encontro foi no salão paroquial e possibilitou que aprendessem e trocassem experiências sobre a proposta do caminho da Iniciação à Vida Cristã.
A ideia é que os catequistas fortaleçam nas comunidades a identidade católica mais pessoal e fundamentada. Afinal, o objetivo da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus
A catequese está vivendo um novo momento, e é esse o grande desafio: fazer com que não seja sacramentalista, mas que o sacramento seja uma consequência do que os catequizandos aprenderam, viveram e estão praticando.
Durante a formação os catequistas também refletiram sobre como fazer uma catequese mais vivencial, que favoreça a experiência do encontro com a pessoa de Jesus, comprometida com o projeto do Reino, que caminhe em sintonia com os tempos fortes do Ano Litúrgico como o Advento, Natal, Quaresma e a Páscoa.
Outro ponto importante abordado na formação foi a educação para o cuidado e preservação do meio ambiente, através de atitudes que respeitem e evitem a destruição da natureza. Uma catequese que tenha presente as três dimensões: pessoal, comunitária e social comprometida com a transformação da sociedade.
Patrícia Goes - Paróquia São João Bosco
Fonte: Informativo Diocesano