20 de Novembro de 2015
A diocese de Ji Paraná (RO) realizou nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2015, uma segunda etapa do curso de formação litúrgica, que aconteceu no Centro Diocesano de Formação (CDF) sobre a coordenação do Pe José Carlos Cruz responsável pela vida Litúrgica diocesana.
Com a participação de 194 pessoas vinda de várias Paróquias desta Diocese, o encontro foi assessorado pelo liturgista Pe. Gilson Cezar de Camargo, Mestre em Teologia e Especializado em Liturgia e Sacramentaria pelo Instituto Católico de Paris.
Esta segunda etapa teve como objetivo proporcionar um conhecimento do Tempo Litúrgico, onde a Igreja celebra o Mistério Pascal de Cristo ao longo de todo o ano.
Padre Gilson trabalhou o tema “A Espiritualidade do Tríduo Pascal” que é o coração da Liturgia. Dentro desta temática abordou ainda assuntos relevantes do sacerdócio, como o serviço, a unidade do clero e a obediência ao bispo.
“O ponto de partida tanto para a Teologia como para a Liturgia deve ser a FÉ. Toda fé possui um fundamento, O fundamento da fé Cristã é uma Pessoa, que é JESUS CRISTO (Por Cristo, com Cristo, em Cristo), pois é Ele que nos revela tudo o que sabemos a respeito de DEUS. O específico da fé Cristã é a TRINDADE (um Deus Uno e Trino, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO). Nossa fé é uma fé Trinitária. ” Enfatizou Pe. Gilson
Com alguns questionamentos por parte dos participantes Pe. Gilson munidos de documentos entre eles o Sacrosanctum Concilium, Missal e Lecionário, foi esclarecendo as dúvidas e fazendo os participantes compreender a grandeza deste mistério Pascal de Cristo que celebramos.
Pe. José Carlos informou a todos que Pe. Gilson continuará sendo para a diocese a referência sobre os assuntos relacionados à liturgia, e que voltara no próximo ano, dando sequencias no conhecimento da SAGRADA LITURGIA.
Agradeceu a todos pela participação, também aos Padres que participaram e motivaram seus paroquianos nesta formação!
“Rogo a Deus graças e bênçãos e espero que a cada formação, sejamos animados nesta nossa Fé Trinitária, entendendo o Amor de Jesus Cristo que O Levou Ate as Últimas Consequências e a Revelação deste Projeto de Salvação. E assim juntos como DIOCESE possamos celebrar “O Grande Mistério”! Amém. ” (Pe. José Carlos)
Fonte: Vera Braga. Paróquia Nossa de Fátima.