10 de Dezembro de 2015
No ultimo dia 08 de dezembro de 2015 foi proclamado na Diocese de Ji Paraná o Ano da Misericórdia e abertura da Porta Santa, na Igreja Matriz da Paróquia São José em Ji Paraná. Em Missa Solene em memória da Imaculada Conceição de Maria, presidida por Dom Bruno Pedron e concelebrada pelos párocos das paróquias de Ji Paraná.
A celebração reuniu cerca de duas mil pessoas vindas das diversas comunidades das paróquias de Ji Paraná e cidades vizinhas. Com as portas da igreja fechada deu-se inicio o rito de abertura da Porta Santa.
Dom Bruno em uma breve exortação acolheu a todos e deu inicio a celebração, motivando a leitura do inicio da Bula de Promulgação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Após a leitura da Bula com as palavras do salmo 118, Dom Bruno invocou a abertura da Porta Santa, que faz lembrar aos fiéis à porta do coração misericordioso de Deus, aberto pelo lado perfurado de Cristo na Cruz.(cf. Jo19, 34)
“Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor”! Seguindo o ritual bateu três vezes na porta, enquanto abria a porta dom Bruno aclamou: “ Esta é a porta do Senhor: por ela entramos para a alcançar misericórdia e perdão.”
Após a abertura Dom Bruno ostenta o Evangeliário e um canto de Antifonia foi cantado. “Eu sou a porta, diz o Senhor, quem passar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagens (cf. Jo 10,09).”
Terminado o canto todos foram motivados pela leitura das palavras do papa Francisco, a passar pela porta, aspergidos com a água benta a se redimir dos pecados.
”Diante de nós está à porta, mas não somente a Porta Santa, outra: a grande porta da Misericórdia de Deus – e essa é uma porta bela! –, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A porta é generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!” (Papa Francisco)
Em sua homilia Dom Bruno fez várias referências às palavras do papa Francisco. E enfatizou a importância desse tempo para nossa igreja e para o mundo, um tempo que exige de todos, um maior envolvimento para que a graças de Deus realmente aconteça, destacou a importância de exercitarmos a misericórdia no nosso dia a dia, em família, em comunidade e principalmente com os menos favorecidos que se pratique a verdadeira caridade. Ao final da homilia exortou a todos para que sejam “Bons Samaritanos”
Ao final da celebração a assembleia reunida rezou a Oração do Jubileu do Ano da Misericórdia.
Pe Alzimar agradeceu às pessoas que acolheram convite para participarem da celebração. Dom Bruno em sua benção final exortou a todos para que durante todo o Jubileu extraordinário busquem o Dom da Indulgência.
No próximo domingo várias paróquias da Diocese irão celebrar a Abertura da Porta Santa entre elas Paróquia Divino Espirito Santo de Nova Brasilândia e Nossa Senhora Aparecida em Ouro Preto do Oeste.
Jubileu
O Jubileu ou Ano Santo é uma tradição católica que se iniciou em 1300, com o Papa Bonifácio VIII. Ao longo dos anos, a tradição atrai milhares de peregrinos para Roma em busca de renovação espiritual e a passagem de pecado para graça.
Os Anos Santos acontecem a cada 25 anos, e o último, realizado pelo papa João Paulo II, aconteceu em 2000. Mas isso não impede que os papas realizem Anos Santos extraordinários, como foi o caso do papa Francisco.
O Ano Santo de 2015 tem como tema Misericórdia, e deve terminar em 20 de novembro de 2016.
Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná/Fotos: https://www.facebook.com/paroaquiasaojosejp/?fref=photo