01 de Fevereiro de 2016
Domingo, dia 31, no Centro de Formação de Jaru, da Paróquia São João Batista, mais de 200 lideranças católicas com a participação de alguns evangélicas se encontraram para um dia de formação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica, cujo tema é: Casa Comum-Nossa Responsabilidade.
Após a apresentação das assessorias, sobre a realidade ambiental, no que diz respeito ao saneamento básico, uso de agrotóxicos, comprometimento dos mananciais e reflorestamento de áreas degradadas, as comunidades presentes se encontraram por setor, para ver ações concretas.
Depois de formar comissões, os presentes assumiram compromisso com várias frentes de trabalho, A cidade com a recuperação das matas ciliares, que protegem os rios, já a tendência do interior é a recuperação de florestas e nascentes degradas pelo desmatamento e presença constante gado.
Uma comissão setorial e paroquial foi formada, para representar as comunidades junto aos poderes públicos, a fim de encontrar saídas, para minimizar o impacto ambiental na região.
Durante o encontro foi apresentado também, uma experiência de recuperação de um manancial, na cidade de Theobroma, despertando a motivação e o interesse dos presentes.
A tarde foi marcado pela palestra do Professor Carlos Pilenghi, executivo da CAERD, para a fiscalização das obras do PAC. Sua fala foi sobre a importância da preservação das matas ciliares e o cuidado apara evitar a poluição das águas, bem como as queimadas.
Dorli Alves, do setor cidade afirmou que o grupo assumiu o compromisso de solicitar do poder público o cumprimento das medidas exigidas por lei, para a proteção dos rios. Já a assessora Vanessa Rodrigues Brito, disse que além da separação do lixo orgânico do reciclável, seu compromisso já vem sendo feito, que é o cultivo de horta orgânica e o consumo de produtos da agroecologia a utilização de sacolas reutilizáveis.
Por Irmã Egnalda Rocha
Fonte: https://www.facebook.com/psjbatista.jaru