Coletiva de imprensa, marcou a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica na diocese de Ji Paraná.

17 de Fevereiro de 2016

 

 

 

No último dia 10 de fevereiro de 2016 , a Diocese de Ji-Paraná e o Sínodo da Amazônia, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, realizaram a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 (CFE).

 

A abertura aconteceu em dois momentos: o primeiro pela manhã, uma coletiva de imprensa, com os meios de comunicação do município de Ji-Paraná, que marcou a abertura oficial, com representantes religiosos e do poder público.

 

Participaram da coletiva o bispo da Diocese de Ji-Paraná Dom Bruno Pedron, a Pastora Dimuth Marize Bauchspiess, Pastora Jandira Keppi, do Sínodo da Amazônia, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, os párocos das paróquias que compõem o regional Centro, Padres Alzimar, José Celestino, Valdenir. E também as autoridades públicas representadas pelo prefeito Jesualdo Pires e o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná vereador Nilton Cesar.

 

Este ano, a CFE tem como tema: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). O foco é o saneamento básico.  Em suas palavras, Dom Bruno falou sobre a importância do saneamento básico que é responsabilidade do poder público, mas que todos devem fazer a sua parte.

 

“Todos devem ter esta responsabilidade social e ambiental, pois os problemas ocasionados na cidade afetam todos nós. A campanha da Fraternidade chama à responsabilidade do Poder Público e também a conscientização da sociedade, porque cada indivíduo tem sua parcela de responsabilidade”enfatizou Dom Bruno. Ele disse também “que a responsabilidade de cuidar da nossa ‘casa comum’, do paraíso que Deus criou e nos deu, deve ser da família e das escolas. Como que estamos cuidando dele?”

 

A Pastora Dimuth Marize Bauchspiess, salientou que “... as pessoas devem se conscientizar que a cidade é a casa de todos, e cuidar do local onde se vive é responsabilidade de todos. Que mundo iremos deixar para nossos filhos e netos?”

 

O prefeito Jesualdo Pires destacou a importância da campanha dizendo ser louvável a preocupação das igrejas e prometeu apoiar as iniciativas e ações que serão realizadas durante este ano, e que vão contemplar o objetivo da CFE de 2016, e aproveitou ainda a ocasião oportuna, para anunciar o projeto de captação e tratamento de esgoto sanitário para 100% da cidade de Ji-Paraná, zona urbana e rural, no valor de R$ 184 milhões; que já está pronto para licitação.

 

Pe Alzimar, coordenador do Regional Centro, também  falou da importância da CFE 2016, e comunicou a todos, que o Regional e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, estarão realizando uma Audiência Pública sobre Saneamento Básico e outros assuntos, que irão contemplar a preocupação das igrejas Cristãs do CONIC ( Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil) com o Saneamento Básico no País.

 

“O objetivo é convocar a sociedade para realizar ações em busca de uma melhor qualidade de vida.” Enfatizou o sacerdote.

 

Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]