Celebrações que marcaram a Semana Santa na Diocese de Ji Paraná.

31 de Mar�o de 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As celebrações que marcam a Semana Santa começaram  com uma semana de antecedência na Diocese de Ji Paraná. A Missa dos Santos Óleos que faz parte das celebrações especiais da Semana Santa da Igreja Católica que geralmente ocorre na Quinta-Feira Santa, por motivos pastorais, na Diocese é antecipada. Reuniu cerca 45 sacerdotes, Seminaristas e Diácono em torno do Bispo Dom Bruno Pedron na Igreja Matriz da Paróquia São José.

 

 

Aproximadamente dois mil fiéis participaram da celebração que é rica em rituais como a Renovação das promessas sacerdotais e a Benção dos “Santos Óleos”. Solenemente Dom Bruno fez o rito de bênção dos óleos dos catecúmenos, que são usados no Batismo, na Crisma e na unção dos enfermos.

 

 

Uma celebração que tem como característica proporcionar a igreja local um momento de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

 

 

Dom Bruno em sua homilia destacou o empenho e a dedicação dos presbíteros na diocese, que mesmo diante de todas as dificuldades e limitações conseguem desempenhar o sacerdócio de uma forma que atenda da melhor maneira possível às comunidades paroquiais. Exortou os fiéis há viverem o Ano Santo da Misericórdia atendendo os desafios que a igreja propõe destacando alguns conteúdos da bula MisericordiaeVultus ("O rosto da misericórdia").

 

 

Mais que viver o Ano Santo da Misericórdia é acolher com alegria do Evangelho o convite do próprio Jesus que diz: “Serdes misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso” (cf. Lc 6,36). Pois “O nome de Deus é Misericórdia” (Papa Francisco). Pois “Deus  nunca se cansa de nos perdoar. Nós, que, às vezes, cansamos de pedir perdão” (A Igreja da Misericórdia).

 

Fez um pedido aos sacerdotes, que dêem atenção especial ao sacramento da Confissão, que este é o momento propicio para que todos busquem a misericórdia de Deus que é fonte inesgotável de amor.

 

 

Dom Bruno presidiu todas as celebrações que marcam a Semana Santa na Catedral São João Bosco.

 

 

Em todas as celebrações os presentes ouviram atentamente as passagens bíblicas que lembraram a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém no Domingo de Ramos e a narração da Paixão e Morte no Evangelho de São Lucas.

 

 

Abrindo as celebrações do Tríduo Pascal, Dom Bruno presidiu a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. Na quinta feira Santa. Lavando os pés de 12 catecúmenos que receberam o sacramento do batismo no sábado santo.  Após as celebrações várias pastorais e movimentos realizaram Vigília de oração enfrente ao Santíssimo até as 00h00.

 

 

Todas as Celebrações foram ricas em despojamento e silêncio principalmente a celebração da Sexta Feira da Paixão do Senhor que liturgicamente é dividida em quatro partes: Liturgia da Palavra, Adoração e Beijo de Cristo na Cruz, Rito da Comunhão.  Concluída com a procissão luminosa com a imagem do Cristo Morto e da Via Sacra com quadros vivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficou a sobre a responsabilidade das comunidades da paróquia montar os quadros vivos, onde a procissão parava para meditar as 15 estações.  Todos os fiéis puderam vivenciar a Via Dolorosa de Jesus pelas ruas do centro da cidade, mesmo com chuva mais de 1500 pessoas participaram, um momento forte de emoção e demonstração de fé.

 

 

Fotos: Simoni Rossi. 

          Sidneia Marcelino.

 

Fonte: Ude Toginho. Website Diocese de Ji Paraná.

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]