20 de Abril de 2016
“E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés”. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa, (Êxodo 3, 4-5).
Iluminados por estas palavras, 81 jovens das paróquias: São João Bosco (Ji-Paraná), São José (Ji-Paraná), São Sebastião (Ji-Paraná), Nossa Senhora de Fátima (Ji-Paraná), Nossa Senhora das Graças (Vilhena), São João Batista (Jaru), São João Batista (Presidente Médici), Nossa Senhora Aparecida (Espigão D’Oeste), Nossa Senhora Auxiliadora (Rondôlandia), Cristo Ressuscitado (Alvorada), Sagrada Família (Cacoal), Nossa Senhora Aparecida (Rolim de Moura), Nossa Senhora Aparecida (Ouro Preto) e Nossa Senhora da Penha (Alta Floresta) da Pastoral da Juventude da Diocese de Ji-Paraná se encontraram para formação “MIAM” Mística, Identidade, Animação e Missionariedade no último fim de semana (15,16 e 17).
A abertura do encontro aconteceu na sexta – feira, às 18 horas, com a chegada dos jovens .
A equipe referencial iniciou a formação com oração, destacando a importância do encontro e de cada um dos presentes. Logo após, aconteceu a apresentação e acolhida de cada regional, conduzidos por Karoline Kester. Os jovens se divertiram muito com a brincadeira do Pinguim, e assim se encerrou o primeiro dia de formação.
Na manhã de sábado, a Equipe Referencial conduziu a oração e após o café da manhã, iniciou-se a aplicação da formação. O primeiro tema trabalhado foi IDENTIDADE, com o facilitador Celso Kubichen Rodrigues que apresentou toda história, dinamismo, luta e sonhos da Pastoral da Juventude , encerrando às 12 horas para o almoço.
O segundo momento foi conduzido por Denyer Pardinho e Karoline Kester com o tema ANIMAÇÃO. Nesse espaço, os facilitadores mostraram a cara da juventude. Uma juventude que canta, dança, que não tem preconceito, que luta por uma unidade. Foi um momento de descontração e de muita importância para os grupos de bases.
O sábado foi encerrado com o tema MÍSTICA , conduzido pelos facilitadores Renata Cristina Neves e Clebson Santos. Foi o momento de mostrar que a Pastoral da Juventude dança sim, e dança nego nagô...mas também que a Pastoral da Juventude reza e que em nenhum momento se afasta da centralidade que é JESUS CRISTO.
Assim, Renata e Clebson destacaram a importância da mística no grupo de base, no lar, no bairro, no estado e no país.
“ A mística é muito mais que orar, e orar é fazer acontecer essa oração no irmão.”
E no encerramento da noite, houve a Vigília, com o objetivo de mostrar aos jovens que todos eram escolhidos, pois estavam partilhando daquele momento . E após a oração da noite, foi servido sorvete para a confraternização.
A oração inicial do domingo foi conduzida pelo Regional Centro Oeste, seguida pela apresentação do último tema: MISSIONARIDADE, conduzida por Deivisson Gonçalves. Nesse último conteúdo, Deivisson mostrou a importância das missões, onde se devem fazer missão e que a Pastoral da Juventude é uma constante missão.
“ A formação MIAM, reunindo quase 90 jovens da Pastoral da Juventude da Diocese de Ji- Paraná demonstrou a inquietação da juventude nos dias atuais, a busca por uma formação que contribua com a vida e despertou ainda mais o Espírito Missionário. A animação, o interesse, o brilho nos olhos de cada jovem e as partilhas desses, reafirmam que estamos seguindo rumo à Civilização do Amor”, afirmou Deivisson Gonçalves de Souza, Coordendor Nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Noroeste – CNBB.
Por fim, após um grande ensinamento, os jovens se deslocaram para suas casas, com esperança de mudança em suas paróquias, em suas bases e é claro, uma mudança familiar.
“ Eu creio na força do Jovem que segue o caminho do Cristo Jesus. Ver jovens lideranças dos vários cantos da Diocese construindo juntos “Um novo mundo possível” me fez reforçar o meu amor pelas juventudes. Capacitar jovens que reafirmem sua Mística, Identidade, Animação e Missionariedade possibilita semear a esperança do Cristo Ressuscitado em nosso meio. Obrigado a cada um que fez dessa formação um espaço de aprendizagens, utopias, e realizações” , finalizou o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Rogério Andrade.
Fonte: Equipe Teias da Comunicação- PJ – Diocese de Ji Paraná.