24 de Junho de 2014
As Irmãs da Copiosa Redenção, Comunidade Terapêutica Monsenhor Gabriel Mercol, juntamente com a Diocese de Ji-Paraná promoveu o curso de Capacitação Técnicas de Aconselhamento em Dependência Química. Foi realizado nos dias 13 a 15 de junho, no Centro Diocesano de Formação. A capacitação foi ministrada pelo docente Juliano Santos, Psicólogo, Gestor Técnico e Lucas Roncati, Consultor da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT).
Participaram do curso alunos do Instituto Federal de Rondônia, estudantes do curso Técnico em Reabilitação do Dependente Químico, membros de algumas das comunidades Terapêuticas do estado de Rondônia e das paróquias da Diocese de Ji-Paraná.
Os temas abordados foram: Compreendendo a Síndrome da Dependência Química (SDQ): Técnicas de Aconselhamento: Individual e familiar. Ética Profissional para a Família, cônjuge e amigos. Gerenciamento de crises e resolução de conflitos. Foi apresentado também o Código de Ética e como funciona a FEBRACT.
Criada em 1990, a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos que visa capacitar profissionais das comunidades terapêuticas. Visando garantir aos clientes o tratamento digno e respeitoso. A FEBRACT estabeleceu código de Ética e oferece apoio técnico as comunidades terapêuticas. (Mais informação acesse: http://www.febract.org.br).
A capacitação possibilitou a apresentação e conhecimento básico da atuação da FEBRACT e das técnicas de aconselhamento individual e familiar das habilidades e atitudes. “Técnicas de aconselhamento requer do profissional, em primeiro lugar, atitude de escuta, também compreender que o cliente é antes de tudo ser humano que merece cuidados.” Ressaltou Juliano Santos.
Fonte: Deloise Amorim - Paróquia São João Bosco