Dia 7 de Novembro - Segunda-feira XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde Ofício do Dia)
06 de Novembro de 2016
Leitura da Carta de são Paulo a Tito.
1 1 Paulo, servo de Deus, apóstolo de Jesus Cristo para levar aos eleitos de Deus a fé e o profundo conhecimento da verdade que conduz à piedade,
2 na esperança da vida eterna prometida em tempos longínquos por Deus veraz e fiel,
3 que na ocasião escolhida manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador!
5 Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei.
6 (Devem ser escolhidos entre) quem seja irrepreensível, casado uma só vez, tenha filhos fiéis e não acusados de má conduta ou insubordinação.
7 Porquanto é mister que o bispo seja irrepreensível, como administrador que é posto por Deus. Não arrogante, nem colérico, nem intemperante, nem violento, nem cobiçoso.
8 Ao contrário, seja hospitaleiro, amigo do bem, prudente, justo, piedoso, continente,
9 firmemente apegado à doutrina da fé tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem.
Palavra do Senhor.
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
porque ele a tornou firme sobre os mares,
e, sobre as águas, a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte do Senhor,
quem ficará em sua santa habitação?”
“Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor
e a recompensa de seu Deus e salvador.
É assim a geração dos que o procuram,
e do Deus de Israel buscam a face”.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 1 Jesus disse também a seus discípulos: "É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm!
2 Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos.
3 Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.
4 Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás".
5 Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!"
6 Disse o Senhor: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: ‘Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá’".
Palavra da Salvação.
TRÊS LIÇÕES ESSENCIAIS
O breve texto evangélico comporta três lições essenciais para o discípulo.
A primeira toca o tema do escândalo. O vocábulo grego skándalonsignifica pedra de tropeço, que aparece no caminho de alguém e o leva a cair. Em termos evangélicos, diz respeito às atitudes do discípulo, incompatíveis com a sua condição, e que acabam por afastá-lo da fé e, por conseqüência, da salvação por não ter suficiente maturidade espiritual. A severidade com que Jesus trata o tema não deixa margem para dúvidas: a comunidade não pode contemporizar com os escandalosos; deve tratá-los com extremo rigor.
A segunda evoca o tema do perdão. Não existe atitude mais escandalosa dentro da comunidade cristã do que a divisão e o ódio, podendo descambar no desejo de vingança. Uma comunidade dividida afasta as pessoas do Reino. Pelo contrário, a convivência amorosa e fraterna entre os membros da comunidade é o melhor chamariz para quem anseia fazer uma experiência autêntica do Deus do Reino.
A terceira gira em torno da fé. A rejeição das atitudes escandalosas e a predisposição para o perdão supõem uma fé robusta no coração do discípulo. O pedido dos apóstolos – "Senhor, aumenta a nossa fé!" – deveria estar na boca de todo cristão, pois, quanto maior a fé, maior a disposição para assimilar o projeto do Reino e viver em comunhão com Deus.
Oração
Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Fonte: http://www.domtotal.com