11 de Novembro de 2016
Foi a primeira vez que aconteceu na Diocese de Ji-Paraná um encontro de formação litúrgica e musical. O povo - cerca de 200 participantes - estava visivelmente entusiasmado, alegre, em feliz expectativa... Vindos das 23 paróquias que compõem a Diocese, com cerca de mil comunidades (inimaginável...), ouvi histórias incríveis e emocionantes, de distâncias percorridas - dias e noites de barco, muitas horas de ônibus, carros e outros meios, para chegar ao Centro de Formação, onde se realizou nosso encontro, de 28 a 30 de outubro deste 2016. Foi um acontecimento de salvação! Além das comunidades de Ji-Paraná, outras cidades e municípios, como Rolim de Moura (com a presença querida de Frei Alexandre, que levou um grupo de 20 agentes, vindos de micro-ônibus), Cacoal, Jaru, Outro Preto do Oeste e muitos outros lugares. Também a diocese de Guajará-Mirim, uma das mais distantes e difíceis de percorrer, lá se fez presente.
O convite partiu do Pe. José Carlos da Cruz , da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, indicado pelo liturgista Pe. Gilson (Curitiba), que já trabalha com eles a formação litúrgica. Apoiado por Dom Bruno Pedron, zeloso bispo (pastor muito próximo e presente ao seu povo, como mostram algumas fotos), teve a adesão dos padres, religiosas e comunidades daquela Igreja Particular, pertencente à Região Amazônica, que forma o mundo das águas. Um mundo ainda bastante desconhecido por nós!... Tivemos também a preciosa colaboração do professor e músico Milton Pires Soares ao teclado, vindo de Porto Velho para apoiar nosso canto.
A maioria das comunidades se reúne no Dia do Senhor para celebrar a Palavra, com os leigos e religiosas. A presença dos presbíteros e, portanto, a Celebração Eucarística, acontece poucas vezes ao ano, devido às distâncias e à falta de sacerdotes. Uma realidade difícil, incompreensível para nós... Assim que, a maioria dos presentes no nosso encontro foram agentes de pastoral, líderes de comunidades, comprometidos com a missão da Igreja, responsáveis pela evangelização e celebração dos sacramentos junto ao povo, nas periferias e no interior da diocese.
O que muito favoreceu nosso convívio fraterno e também nosso trabalho litúrgico-musical, bastante intenso, foi o fato de ficarmos todos hospedados no Centro Diocesano, um belo recanto, onde também aconteceram as refeições, preparadas com carinho por uma equipe generosa de servidores do povo. Dom Bruno presidiu a Eucaristia no domingo de manhã, motivando-nos a acolher a salvação e a partilhar com os irmãos os dons recebidos de Deus! Foi mais uma vez o encontro da misericórdia do Pai, revelada em Jesus, com a nossa miséria e fraqueza, sempre renovados pela Palavra e Eucaristia!.
Que o Senhor abençoe e sustente em seu santo serviço a todos os irmãos desta Diocese, agora já querida ao meu coração!
Fonte: http://www.irmamiria.com.br/