11 de Novembro de 2016
O regional Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou o I Congresso Missionário, nos dias 14 e 15 de outubro, em Porto Velho, Rondônia. O evento reuniu cerca de 250 participantes, organizado pelo Conselho Missionário Regional (Comire) com o apoio do Conselho Missionário Nacional (Comina), das Pontifícias Obras Missionárias (POMs) e da Comissão para a Ação Missionária da CNBB.
Tema: “Somos Igreja em Saída na Amazônia”, lema: “Vamos para outros lugares! E Jesus foi pregando por toda a Galiléia”, o evento foi assessorado pelo padre Sidnei Dornelas, da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Na ocasião, o padre desenvolveu a temática principal com base nas Exortações Apostólicas do papa Francisco: a Laudato Si’ e a Evangelii Gaudium.
Para ele, o Congresso é uma conquista do regional: “que vive todos os desafios da Igreja na Amazônia, e demonstra a vitalidade e a organização de suas forças missionárias”.
O evento também contou com a assessoria de membros das Pontifícias Obras, como os padres Maurício Jardim, Jaime Patias e André Negreiros. Estiveram presentes na ocasião, os bispos do regional: dom Bruno Pedron, bispo de Ji-Paraná; dom Santiago Sanchez Sebastián, bispo de Lábrea e o arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi.
Avaliação
Com uma forte participação de jovens, o evento também foi oportunidade para o encontro de coordenadores da Infância e Adolescência Missionária, de várias expressões da Juventude, dos Conselhos Missionários e outras organizações missionárias. De acordo com a coordenadora do Comire Noroeste, Aldemísia, o evento foi a realização de um antigo sonho do regional. Para ela, o Congresso representou um sinal claro do amadurecimento da Igreja na Amazônia.
Ao final do encontro, foi apresentada a nova coordenação do Comire, que deve assumir a condução da animação missionária no quadriênio de 2017 a 2020.
Com informações e foto do regional Noroeste.
Fonte: Informativo Diocesano