14 de Novembro de 2016
Nos dias 14 a 16 de outubro no auditório Dom Hélder Câmara, em Porto Alegre, aconteceu o XIV seminário de Prevenção ao HIV em nível nacional, participaram cerca de 90 agentes da Pastoral da Aids de todo o Brasil, com representação de 20 estados brasileiros. O seminário foi promovido pela Pastoral da Aids, com o apoio da Casa Fonte Colombo – Centro de Promoção da Pessoa Soropositiva – HIV e da ESTEF, ambas instituições mantidas pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul.
Na abertura, o assessor da Pastoral da Aids, Frei Luiz Carlos Lunardi conduziu sua fala em torno de “Um contexto em mudança”, seguida pela palestra “É possível ampliar o campo da prevenção?” com o secretário executivo da Pastoral da Aids, Frei José Bernardi. No sábado, Osman Bernardi, agente da Pastoral e mestre em sociologia, falou sobre a Pastoral e suas ações. Rubens Duda, técnico do Departamento de Aids da Prefeitura de São Paulo, apresentou comentários aos dados apresentados. Ainda, representantes da Assessoria de Comunicação do Departamento de DST, Aids e HIV do Ministério da Saúde, Renato Oliveira e Salete Barbosa, apresentaram a proposta da Campanha para o Dia Mundial de luta contra aids, no dia 01 de dezembro em parceria com a Pastoral da Aids.
No seminário foi elaborado e aprovado o Plano Pastoral 2017-2019 e eleições da posse da nova coordenação da Pastoral da Aids. A partir de 2017 a Secretaria Nacional passa ter sede no Rio de Janeiro.
Para Frei Luiz Carlos Lunardi, assessor da Pastoral da Aids, o momento também foi de integração, celebração e compromisso para as equipes de pastoral espalhadas nas dioceses do Brasil. O seminário reafirmou aos agentes da pastoral, lideranças do movimento social e gestores que estavam presentes, que ainda se faz necessário investir na prevenção e que precisamos urgentemente dialogar - gestão, sociedade civil, serviços e sociedade - na busca de unidade e consenso para um eficaz enfrentamento do HIV e da Aids.
Adaptado do site: http://www.pastoralaids.org.br/
Fonte: Informativo Diocesano