Falece Frei Severino Primieri, membro da Custódia dos Capuchinhos Brasil Oeste.

26 de Junho de 2014

 

 

Faleceu às 6h30 desta quinta-feira, 26, no Hospital Pompeia, de Caxias do Sul, em consequência de câncer na bexiga, com metástase no fígado, pulmão, parede abdominal e ossos. Havia sido internado na terça-feira, dia 24. Frei Severino tinha 74 anos, 53 de vida religiosa e 44 de presbítero.


Será velado na Capela da Casa de Saúde São Frei Pio, junto ao Convento Imaculada Conceição, em Caxias do Sul, a partir das 13 horas. A missa de despedida será nesta sexta-feira, 27, às 9 horas, na capela da Casa de Saúde, e o sepultamento no Memorial dos Capuchinhos de Caxias do Sul.


Natural de Segredo, município de Ipê, filho de José Primieri e Maria Debon Primieri, nasceu em 15 de fevereiro de 1940, tendo sido batizado pelo capuchinho francês Frei Bernardo de Puygros, e crismado na Paróquia de São Jorge do Guabiju por Dom José Barea.


Ingressou na fraternidade capuchinha, através da vestição, em Garibaldi, em 24 de janeiro de 1960. Após o ano de noviciado, fez a profissão religiosa na Ordem em 25 de janeiro de 1961, no convento São Francisco de Garibaldi. Em 29 de maio de 1969 recebeu a ordem do diaconato, na matriz Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, por Dom Orlando Dotti, bispo da Diocese de Caçador. A ordenação presbiteral aconteceu em Toledo (PR), em 14 de dezembro de 1969, sendo bispo ordenante Dom Armando Círio, da Diocese de Toledo.


Realizou todo o ciclo de estudos nos seminários dos capuchinhos, a filosofia na Faculdade de Filosofia de Ijuí e a teologia no Convento São Lourenço e no Seminário Maior de Viamão. Especializou-se e participou de vários eventos na área do franciscanismo, da orientação vocacional e da pastoral.


Nos primeiros quatro anos de sacerdócio dedicou-se à animação vocacional e à orientação e formação nos seminários capuchinhos. Orientou vocações adultas, sendo vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Porto Alegre; foi orientador vocacional sendo vigário paroquial na Paróquia N. Sra. de Fátima, em Santa Maria; e professor no Seminário São José, em Veranópolis.


Em 1974 e 1975 foi para o Pontifício Ateneo Antoniano (Antonianum), em Roma, onde fez curso de especialização em Pedagogia Religiosa e Vocacional. Retornando, continuou em Veranópolis até 1983, onde passou a exercer os cargos de vice-guardião, professor e orientador dos seminaristas e dos irmãos leigos.


O ano de 1984 dividiu-o entre o Cetesp, no Rio de Janeiro, e como auxiliar na formação na então Vice-província dos Capuchinhos do Amazonas. Em 1985-1986 foi diretor do Seminário São Geraldo, em Ijuí; de 1987 a 1993, sediado em Garibaldi, foi assistente regional da OFS e Jufra e professor e diretor espiritual dos estudantes de filosofia residentes em três casas de formação de Caxias do Sul. Após, por dois anos atuou em Santa Maira, na casa de formação e na pastoral paroquial. No ano de 1996 viveu em Flores da Cunha, onde foi vigário paroquial e capelão do Mosteiro das Irmãs Capuchinhas.


Em 1997, foi para a hoje Custódia Brasil Oeste, uma frente missionária da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul no Mato Grosso e Rondônia, onde viveu e atuou durante 18 anos.

 

Sucessivamente, foi pároco da Paróquia Cristo Rei, em Cabixi, RO (1997-1999); vice-diretor, professor e diretor espiritual na Casa de Formação São Francisco das Chagas, em Porto Velho, RO (2000-2002; vigário paroquial e assessor na casa de formação Frei Silvestre, em Pimenta Bueno, RO (2003-2005); vigário paroquial em Sapezal-MT e auxiliar na Formação do Postulado em Tangará da Serra, MT (2006); vigário paroquial e assessor de franciscanismo na Casa de Formação Santa Teresinha, em Tangará da Serra (2007); vigário paroquial da Paróquia N. Sra. Aparecida e orientador espiritual na então casa de noviciado São Francisco de Assis, Cuiabá, MT (2008 e 2009); vigário paroquial e assessor de franciscanismo, Espigão do Oeste, RO (2010-2013); e vigário paroquial em Tangará da Serra, MT e Conselheiro da Custódia Brasil Oeste até maio deste ano, quando veio do Mato Grosso para a Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul. Em procedimentos médicos foram identificadas células tumorais na bexiga e próstata e no início de junho já apresentou um quadro de grande enfraquecimento.


Foi um frade sempre disponível aceitando qualquer transferência. E sempre manifestou uma grande capacidade para acolher e escutar pastoralmente o povo s

 

Fonte: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Espigão d´ Oeste

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]