06 de Dezembro de 2016
Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Centro de Diocesano de Formação o Encontro em preparação para a Campanha da Fraternidade 2017 (CF 2017), com a participação de mais de setenta pessoas, de toda a Diocese de Ji-Paraná.
Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15), e tem por objetivo “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.”
O encontro contou com a assessoria de Mari Solange - coordenadora das Pastorais, Paulo Velozo - missionário, professora de geografia Sueli Ribeiro, de Porto Velho, Carlos Pilenghy - Pastoral Familiar, Débora Massaro - FETAGRO (Federação dos Trabalhados na Agricultura de Rondônia) e Francisco de Assis – IPER (Instituto Padre Ezequiel Ramin).
Os trabalhos iniciaram na sexta-feira à noite com a introdução e objetivos da CF 2017 pela Mari Solange, seguido com conceito de bioma pela professora Sueli Ribeiro. No sábado Paulo apresentou o ‘julgar’ por meio da Fundamentação Bíblica e Eclesiológica. Em sequência o ‘ver’ com Sueli realizando trabalhos em grupos divididos por biomas. Ao final da tarde, Carlos Pilenghy trouxe um pouco do ‘agir’ mostrando a realidade do nosso bioma, o Amazônia. No domingo seguiu-se os trabalhos primeiramente com a Santa Missa presidida pelo Padre Divino, da Paróquia Urupá, que estava participando do encontro, em seguida a Débora e Francisco, destacaram a agroecologia no nosso estado.
O encerramento do encontro deu-se com as propostas feita pelos participantes de como ‘agir’ no Bioma Amazônia, nas nossas cidades, casas e comunidades. Destacaram ser necessário conscientização, uso racional da água, coleta seletiva, plantar árvores, evitar queimadas urbanas, incentivo à horta caseira, combater o uso do agrotóxico, reflorestamento, cuidar das margens dos rios, recuperação área degrada e nascentes.
Fonte: Informativo Diocesano