Foto: Lucimar Teixeira
16 de Dezembro de 2016
Representantes das 36 comunidades, e pastorais, movimentos serviços e organismos da Paróquia São João Bosco, em Ji-Paraná, RO, estiveram reunidos no último final de semana, dias 10 e 11 de dezembro, em Assembleia Paroquial de Pastoral.
A Assembleia foi assessorada pelo Pároco e Vigário Geral, Pe José Celestino dos Santos, e, contou também, com a assessoria de Paulo Velozo, teólogo e pré diácono da Diocese, cooperador paroquial, e da Coordenadora do CPP, Maria Fernanda Bernardo.
O sábado a tarde foi destinado para formação, Pe. Celestino falou sobre o Verdadeiro papel do coordenador (a) num âmbito geral e pastoral, que é o articulador (a) das pastorais, movimentos, serviços e organismos, e comunidades, que é “Aquele (a) que serve com “alegria do Evangelho”! Enfatizou Pe. Celestino.
No segundo momento de formação o tema foi a CF-2017, que trás o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn2,15), Paulo Velozo fez uma breve explanação sobre o “JULGAR”, a partir de uma sólida fundamentação bíblica, primeiro momento, e no segundo, ele parte do ponto de vista eclesiológico, fazendo com que o grupo refletisse sobre a realidade do País e local dos Biomas Brasileiros à luz do evangelho, e do texto base da CF, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco, sobretudo, no horizonte da Encíclica “Laudato Sì”, Louvado Seja. “Tudo está interligado como se fôssemos um. Tudo está interligado nessa casa comum.”
Um dos principais pontos da pauta foi o planejamento do ano de 2017, que teve início no final da tarde do sábado e se estendeu até a manhã do domingo.
O pároco Pe Celestino esclareceu que é preciso estabelecer um plano de pastoral, traçar as metas e trabalhá-las concretamente, e que tudo o que fosse aprovado, colocado no plano das ações pastorais, seja também colocado em prática, para que não fiquem apenas no papel.
A coordenadora do CPP Maria Fernanda Bernardo apresentou o Plano Pastoral da paróquia, e durante a apresentação todas as pastorais e coordenações tiveram a oportunidade de manifestar opiniões e objeções contribuindo assim em sua construção.
Para o próximo ano, 2017, a Paróquia fará uma ampla programação, envolvendo todas as nossas comunidades eclesiais com suas pastorais, movimentos, serviços e organismos, em sintonia com toda a Igreja do Brasil na realização do Ano Mariano, com a celebração do Jubileu dos 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Após a construção do plano de pastoral, Orlando Amâncio, coordenador do CAEp (Conselho de Assuntos Econômicos paroquial) apresentou a prestação de contas de 2016 e o orçamento para o ano de 2017, que foi avaliado e aprovado por todos.
Antes do encerramento da Assembleia, porém, foram divididos os grupos, por setores, para a avaliação da mesma; segundo a maioria dos participantes a Assembleia foi muito positiva em todos os sentidos; foi destacada a abertura que Pe. Celestino deu aos participantes na montagem do Plano de Pastoral, na avaliação da Assembleia, por ter sido feita de uma forma mais participativa, a fim de que todos os participantes ao final avaliassem os pontos a serem melhorados e os positivos para que no próximo ano, com as mudanças sugeridas, a Paróquia, “Povo de Deus” peregrino, possa atingir ainda mais os objetivos pastorais, sendo uma “Igreja em Saída”, conforme nos exorta com alegria do Evangelho o santo Padre, o Papa Francisco.
Fonte: Ude Toginho - Paróquia São João Bosco
Local: Centro de Formação São João Bosco - Ji Paraná