16 de Dezembro de 2016
Aconteceu no domingo em 11 de dezembro de 2016 com os líderes das comunidades da paróquia Sagrada Família, com participação mais de cem (100) pessoas reunidas para a Assembleia Ampliada Paroquial desenvolvendo dois (2) temas pertinentes a nossa Igreja.
A palestra foi no centro de formação paroquial da Igreja Sagrada Família em Cacoal – RO perto da comunidade São Judas Tadeu.
Um tema do Ano Mariano ministrada pelo professor Luciano Osmar Menezes e outro tema intitulado conhecer o novo diretório diocesano para os últimos anos, ministrada pela professora Mari Solange Cella, coordenadora diocesana de pastoral.
Em razão dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a ser comemorado em outubro de 2017, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Mariano, que teve início em 12 de outubro. O Ano Mariano tem com objetivos nas dimensões para celebrar, fazer memória e agradecer.
O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser.
Por isso, a CNBB convidam todas as famílias e comunidades a participar intensamente desse Ano Mariano.
A companhia e a proteção materna de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo.
Referente a palestra recordamos a vida de Maria, Mãe do Filho de Deus encarnado (Jesus Cristo), desenvolvendo a origem e as características dos Dogmas Marianos, Títulos de Maria na Igreja Católica Apostólica Romana e a veneração à Santíssima Virgem Maria por parte dos fiéis, culto, devoções populares, esclarecendo antes de mais nada que é preciso distinguir um ícone de um ídolo na fala do Padre Paulo Ricardo. Ambos são imagens, mas são completamente distintas.
Abordamos as virtudes sugeridas através da anunciação a Maria ao dizer sim ao anjo Gabriel que faça segundo a sua vontade de Deus, colocando-se inteiramente aos planos de Deus.
Ao finalizarmos a exposição foi o impressionante testemunho apresentado em um vídeo, sobre a cura milagrosa do filho da ex-evangélica Irmã Themis, através da intercessão da Virgem Maria.
A professora Mari Solange Cella, explicou as novas diretrizes como foram constituídas e trabalhou bem o objetivo geral: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, nesta região amazônica, na força do Espírito Santo, com Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
Em suma, qual é o nosso papel neste Ano Mariano? Estudar, aprofundar, celebrar, fazer memória e agradecer a presença afetiva, efetiva e ativa de Maria em nossa vida na educação da fé, a partir da escuta da Palavra e de sua vivência cristã, possamos imitar e seguir como modelo de fé e de obediência de suas virtudes para tornar-se uma Igreja mais solidária, fraterna, ministerial, acolhedora, servidora, e misericordiosa.
Agradecemos o convite do Padre Johnnis Parteli, pároco da Igreja Sagrada Família de Cacoal
Fonte: Luciano Osmar Menezes