23 de Dezembro de 2016
No último dia 22 de dezembro de 2016, na comunidade São João Bosco, em Ji-Paraná, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por Dom Bruno Pedron, e concelebrada por vários padres da Diocese de Ji-Paraná, onde os seminaristas Rodrigo Bora e Sérgio Magno, do Seminário Maior São João Paulo II, desta diocese, receberam o Ministério do Acolitato.
Seminarista Sergio Magno, Dom Bruno e seminarista Rodrigo Bora
Para compreendermos melhor esse caminho rumo ao sacerdócio e entendermos esse Ministério do Acolitato recebido, é bom que se tenha conhecimento de que toda a formação dos candidatos ao sacerdócio é destinada a dispô-los de modo particular para comungar da caridade de Cristo, Bom Pastor. Para o ministério de pastores, que saibam apresentar aos homens Cristo que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos” (Mc 10, 45) e para ganhar a muitos, fazendo-se servo de todos (cf. 1 Cor 9, 19). Eles devem ser também o sinal visível da solicitude da Igreja que é Mãe e Mestra.
Para uma adequada formação é preciso que as diversas experiências dos candidatos ao sacerdócio assumam um claro carácter “ministerial”, ficando intimamente relacionadas com todas as exigências próprias da preparação ao presbiterado, e com referência ao serviço do anúncio da Palavra, do culto e da presidência.
Estes serviços podem tornar-se a tradução concreta dos Ministérios do Leitorato, Acolitato e Diaconato.
A consciência da Igreja como comunhão preparará o candidato ao sacerdócio para realizar uma pastoral comunitária, em cordial colaboração com os diversos sujeitos eclesiais: com seu Bispo, sacerdotes, religiosos e leigos.
Os pais e familiares dos seminaristas estiveram presentes prestigiando-os como vários amigos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ouro Preto do Oeste, e demais paróquias.
Fonte: Rodrigo Bora. Seminarista do Seminário Maior São João Paulo II, Cuiabá