Dia 27 de Dezembro - Terça-feira SÃO JOÃO EVANGELISTA APÓSTOLO E EVANGELISTA (Branco, Glória, Prefácio do Natal Ofício da Festa)
27 de Dezembro de 2016
Leitura da primeira carta de são João.
1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida -
2 porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -,
3 o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.
4 Escrevemo-vos estas coisas para que a vossa alegria seja completa.
Palavra do Senhor.
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu torno,
que se apóia na justiça e no direito.
As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.
Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, pra os retos corações.
Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu santo nome!
Aleluia, aleluia, aleluia.
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos santos mártires!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
20 2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!"
3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.
6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.
7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.
Palavra da Salvação.
O DISCÍPULO VIU E ACREDITOU
O evento da ressurreição de Jesus desencadeou as mais diversas reações por parte dos discípulos. Na cena evangélica que hoje contemplamos, é possível captar três amostras deste fato.
Maria Madalena manifesta um profundo amor a Jesus. Apesar da morte de cruz, sua afeição por ele não arrefeceu. Por isso, na manhã do primeiro dia da semana, quando a Lei permitia a retomada das atividades cotidianas, ela se dirigiu ao sepulcro. Sem dúvida, para chorar a perda do amigo querido. Foi quando constatou que o túmulo estava aberto, com a pedra sepulcral removida. Sua primeira explicação foi: roubaram o cadáver do Mestre, para colocá-lo num lugar desconhecido. Terrível experiência para quem não antevia a possibilidade da ressurreição!
Simão Pedro e o discípulo amado expressam também suas atitudes diante da ressurreição. Pedro, ao ser informado, por Maria Madalena, do que havia acontecido, saiu apressado em direção ao túmulo. Aí chegando, limitou-se a fazer uma constatação minuciosa do local. Nada mais! O discípulo amado, porém, diferentemente de Maria Madalena e de Simão Pedro, foi capaz de ir além da mera constatação, e chegar à fé. Ele viu e acreditou. Ou seja, percebeu que a hipótese de furto devia ser descartada, porque aquele que fora ali sepultado, ressuscitara para a vida, por obra do Pai. E, vivo, haveria de ser reencontrado.
Oração
Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Fonte: http://www.domtotal.com