14 de Mar�o de 2018
Aconteceu no dia 24 de fevereiro deste ano, no Regional da Mata, formação sobre o documento 105 da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”.
Marcaram presença neste encontro leigos e leigas das Paróquias Santa Luzia (Santa Luzia D’Oeste), Nossa Senhora da Penha (Alta Floresta D’Oeste) e Nossa Senhora Aparecida (Rolim de Moura).
Nesta formação se fizeram presentes o Pe.Romanus e o pároco Pe.Prashanth, ambos missionários do Verbo Divino e atuando na Paróquia Santa Luzia.
Padre Edson (Paróquia Santa Luzia), também missionário do Verbo Divino, deu sua grande contribuição para esta formação, prestando assessoria.
Esta é a segunda formação que acontece no Regional da Mata desde que foi sugerida, em uma assembleia diocesana, a formação de equipes em nível regional cuja finalidade é fortalecer os grupos de reflexão por meio de partilha, sugestões e avaliações, ou seja, discutir caminhos para levantar grupos que acabaram, criar novos grupos, novas estratégias e somar esforços a partir da realidade de cada paróquia.
O tema da formação surgiu com o intuito de aproveitar o Ano do Laicato como forma de valorização e efetivaçãoda importância da ação do leigo e da leiga na Igreja.
Partindo do documento 105 da CNBB, o(a)cristão(ã) deve ser “sujeito eclesial” – maduro na fé, comprometido - deve ser verdadeiro(a) discípulo missionário de Jesus Cristo, todo cristão é chamado a atuar na Igreja e no mundo. Cada um atuando e assumindo a sua responsabilidade de cristão de acordo com as necessidades.
Como leigos(as), observando a vocação de cada um, os cristãos, a partir do seu batismo vivenciam o seguimento de Jesus Cristo na família, na comunidade (Igreja), no trabalho, na sociedade, e assim colaboram na construção de um mundo mais justo e fraterno.
Fonte: Informativo Diocesano