06 de Agosto de 2014
Com o lema “Um caminho de amor que forma missionários padres diocesanos”, mais de dois mil fiéis das comunidades e paróquias da arquidiocese de Porto Velho (RO) participaram da 1ª Romaria das Capelinhas Missionárias. A atividade religiosa foi realizada nos dias 02 e 03 de agosto com encontro de oração, missa e procissão pelas ruas da cidade.
Segundo o arcebispo metropolitano, dom Esmeraldo Barreto de Farias, a iniciativa missionária teve início em outubro de 2012, após aprovação do Conselho Presbiteral e coordenação arquidiocesana de pastoral. Os grupos das capelinhas são formados por 30 famílias que organizam as visitas nas casas e preparam o Grupo Bíblico.
Missão das Capelinhas
Durante os encontros são meditados textos bíblicos, orações e preces, com reflexões sobre os sacramentos e chamado à vida de família, religiosa consagrada e ao ministério ordenado, com enfoque na cultura vocacional. Trata-se de serviço à comunidade eclesial em sintonia com a caminhada pastoral da arquidiocese.
Dom Esmeraldo explica que a Romaria das Capelinhas motiva para novos compromissos como o aprofundamento da cultura vocacional e fortalecimento da vida da comunidade e em família, para a vida religiosa consagrada e o sacerdócio diocesano. Além disso, convida os fiéis a rezarem pelas vocações e ajudar na manutenção do Seminário que forma os padres.
“Agradecemos a Deus por esta primeira Romaria das Capelinhas Missionárias, todas as equipes de trabalho das pastorais e movimentos de nossa arquidiocese que ajudaram e todos que rezaram pela romaria. Neste mês vocacional, esta inciativa será também semente para fortalecer a cultura vocacional entre nós”, manifesta dom Esmeraldo.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/