Entrevista com Pe Marcos Bento – Reitor do Seminário Maior São João Paulo II

Para celebrar o mês dedicado as vocações o reitor do Seminário São João Paulo II, Padre Marcos Bento, fala sobre sua vida vocacional, sua trajetória na Diocese de Ji Paraná, suas atribuições como reitor do seminário maior da Diocese e o dia a dia dos seminaristas. Confira a entrevista.

15 de Agosto de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

Web site: Pe Marcos, o senhor é o reitor do Seminário Maior São João Paulo II. Conte-nos sobre sua trajetória na Diocese de Ji Paraná até receber esse convite de Dom Bruno Pedron.

 

Pe Marcos -  Entrei para o seminário em 1993, fui ordenado sacerdote em 08 de agosto de 1999. Assim que fui ordenado assumi a paróquia da Catedral em Ji Paraná a convite de Dom Antonio Possamai até o ano de 2007, em 2008 fui nomeado vigário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Vilhena auxiliando o Pe Renato e Pe Josias. Em 2009 Dom Bruno enviou-me para Cacoal onde eu assumi como pároco da Paróquia Sagrada Família com o apoio de  Pe Toninho   Hammes e Pe Joceir onde permaneci até dezembro de 2011. Em janeiro de 2012 Dom Bruno me envia para Cuiabá como reitor do seminário maior São João Paulo II.

 

Web site: Quais as atribuições dessa Missão?

 

Pe Marcos -  Ser uma presença junto aos seminaristas ajudando-os na formação especifica humana, espiritual e acompanhar os seminaristas na caminhada vocacional,

 

Web site: Quem são os outros membros que integram a Equipe Formadora?

 

Pe Marcos -  Dom Bruno, Pe Celestino Vigário geral da diocese e Pe Mario Sergio promotor vocacional e reitor do seminário menor Rainha dos Apóstolos em Ji Paraná.

 

Web site: Como funciona, atualmente, o Seminário, enquanto instituição de ensino?

 

Pe Marcos -  Os seminaristas residem no seminário, onde eles realizam momento de estudo pessoal, e recebem formação especifica do seminário. Mas a formação acadêmica que comporta Filosofia e Teologia acontece no SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa.

 

Web site: Quantos seminaristas estão hoje em formação no seminário maior João Paulo II?

 

Pe Marcos -  Onze seminaristas

 

Web site: Como é o dia a dia do Reitor e dos seminaristas? A rotina diária incluindo os finais de semana.

 

Pe Marcos -  Durante a semana a rotina começa ás 06:00h da manhã com celebração eucarística ou a Laudes (Liturgia das Horas) . Das 07:00h ás 11:30h vão para Faculdade. Quando voltam almoçam e depois até 14:00h descanso. Das 14:00h ás 16:00h estudo pessoal, das 16:30h até ás 17:00h  realizam trabalhos internos dentro do seminário. Ás 18:00h reúnem-se para fazer a Oração das Vésperas ( oração de Vésperas destina-se a agradecer a Deus todas as graças recebidas e o bem feito nesse dia), após a oração é servido o jantar. Ás 21:30h novamente estudo pessoal, Oração das Completas ( oração de  conclusão da jornada de trabalho) após a oração descanso. Nos finais de semana os seminaristas realizam atividades pastorais nas comunidades e nas quartas feiras eles têm a tarde livre.

 

Web site: Qual o tempo de formação para que um jovem receba o sacramento da Ordem? Como se dá esse processo desde o inicio?

 

Pe Marcos -  A formação desde o inicio passa pelo acompanhamento ainda na família Pe Mario Sergio é o responsável por essa função como reitor do Seminário Menor Rainha dos Apóstolos. Os que têm ensino médio completo fazem um ano de Propedêutico no Seminário Menor. Após este estudo eles passam por três anos de Filosofia e quatro anos de Teologia esta fase eles passam no Seminário Maior. Concluindo essa fase eles fazem uma experiência na diocese em uma paróquia. Durante essa experiência o candidato é acompanhado pelo pároco da paróquia e sua conduta é avaliada pelo Conselho Presbiteral quando o candidato esta apto ele recebe o Diaconato e depois  o Sacramento da Ordem

 

Web site: Com objetivo de oferecer aos novos padres uma formação mais adequada com faculdades reconhecidas, a diocese de Ji Paraná com suas 23 paróquias e mais de 1500 comunidades esta empenhada na construção do novo prédio para o Seminário Maior em Varzea Grande MT, em que fase esta a construção e quais os benefícios dessa obra no que diz respeito à vocação dos nossos futuros sacerdotes?

 

Pe Marcos: Esta em fase de construção conforme as fotos publicadas. Vai favorecer sendo um espaço próprio exclusivo para formação intelectual, humana e espiritual  dos novos presbíteros.

 

Web site: Quanto ao número de vagas quantos seminaristas o novo seminário poderá acolher?

 

Pe Marcos: Há principio serão vinte e um apartamentos individuais, seguindo a orientação do DOC 93 da CNBB.

 

Web site: Quando a obra estiver concluída serão aceitos seminaristas de outras dioceses?

 

Pe Marcos: O objetivo principal é acolher seminaristas de nossa diocese. Se no futuro houver espaço físico para atender vai depender de um diálogo entre as duas dioceses.

 

Web site: Pe Marcos, obrigado pela sua atenção e por nos responder de forma clara as indagações.

 

Pe Marcos: - Agradeço a oportunidade  para falar sobre o nosso  Seminário São João Paulo II. Peço que continuem rezando pelo Seminário e pelas vocações, agradeço em nome da diocese toda ajuda recebida através de nossas paróquias e comunidades. Deus abençoe a todos!

 

Fonte: Reportagem de Uldezira Toginho

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]