Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Pimenta Bueno-RO

A Paróquia compreende os municípios de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe d´Oeste.

20 de Abril de 2021

 

 

SECRETARIA PAROQUIAL

Endereço: Av. Cunha Bueno, 170 – Centro - Caixa Postal 01CEP 76 970-000

Telefone/Fax: (69) 3451-2365

E-mail: [email protected]

 

Acompanhe o perfil da Paróquia no Facebook:

https://www.facebook.com/paroquianossasenhoradefatimapb?__tn__=%2Cdl%2CP-R&eid=ARAU3DWDPrk4qmOA5FS-9iZqWUo06Jdabx50g8fk-2tYaN-4ooKIjNBlsxVcX34x8jFxf4UhC5RoYVhl

 

 

 

História da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

 

 

 

   Em 1974 os padres combonianos, de Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná), sentiram a necessidade de formar uma comunidade de Combonianos em Pimenta Bueno-RO e atender também Cacoal-RO, porque só Pimenta, não oferecia trabalho suficiente para ocupar os dois padres Lodovico e Franco.

   No dia 09 de junho de 1974 foi feita a Ereção da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pimenta Bueno, conforme Documentos Episcopais “Pelo presente documento canônico temos a grata satisfação de erigir canonicamente a Paróquia, desmembrada da Paróquia de São João Bosco de Vila Rondônia. [...] Por meio deste documento Canônico fica ereta a Nova Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno. Passados em Porto Velho-RO, festa da Santíssima Trindade, aos 09 de junho de 1974. Dom João Batista Costa – Bispo Prelado e D. Antônio Sarto – Bispo Coadjutor” (Livro I, P. 0), tendo como primeiro Vigário Pe. Lodovico Bononi.

   Neste tempo as Irmãs Combonianas também chegaram para apoiar a Pastoral. As celebrações em Pimenta Bueno aconteciam numa pequena capela situada na Rua Hermínio Vieira. Então, Pe. Lodovico em 25 de agosto de 1974 fez lançamento da primeira pedra fundamental da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em seguida iniciou-se a construção da casa paroquial.

   Embora, não haja registros escritos no Livro Tombo da Paróquia, dos anos de 1978 a 1983 sabemos, por relatos e notícias em jornal, que este período foi marcado pela presença muito forte e atuante do Pe. João Zanotto, que era vigário paroquial.  Registra-se, principalmente, o apoio às famílias de trabalhadores rurais, que lutavam por seus direitos.

   Em 1984, chega a Pimenta Bueno as Irmãs Antonieta Papa e Joana Barbosa da Congregação das Irmãs Filhas de Maria Missionária. Chegando aqui encontraram a paróquia sem padre. Dom Antônio Possamai, na época Bispo da Diocese de Ji-Paraná entregou provisoriamente às Irmãs, a administração das Paróquias de Pimenta Bueno e Espigão d’Oeste-RO. Elas deram continuidade ao trabalho na animação das comunidades, na formação de lideranças e na administração das paróquias, apoiadas pelos padres de Rolim de Moura- RO e Cacoal.

   Conforme nos diz o Livro Tombo nº I pg. 18 “No dia 1 de fevereiro de 1985 vindos do Rio Grande do Sul chegavam a Pimenta Bueno os quatro primeiros freis, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, sendo eles: Frei Danilo Pagliari (padre), Frei Alceu Boniatti (padre), Frei Silvestre Bissotto (Irmão Religioso) e Frei Udolino Falavigna (estudante de teologia). Assumindo como Pároco Frei Danilo Pagliari. Os frades, juntamente com as Irmãs, assumiram os trabalhos pastorais nas comunidades urbanas e rurais, apoiaram o surgimento de novas comunidades eclesiais de base, formação de lideranças, e o incentivo as diversas pastorais existentes na Paróquia, atendendo também a paróquia de Espigão d’Oeste. Deste período há de se registrar a presença do Frei Silvestre Bissotto, que deixou marcas profundas junto ao povo de Pimenta Bueno, pela sua alegria, oração e atuação em favor da população mais pobre e seu entusiasmo em anunciar Jesus Cristo”.

   Em 1989 chega a Pimenta Bueno, Frei Laudino Pelicer, que além do trabalho pastoral junto às comunidades, realiza um trabalho mais direto com candidatos à vida religiosa e sacerdotal, dando origem ao atual Casa de Formação Frei Silvestre Bizzotto.

   Hoje a Paróquia Nossa Senhora de Fátima conta com 50 Comunidades, sendo 11 comunidades nas áreas urbanas, e 39 comunidades na Zona Rural. Tendo presente cinco agentes de pastoral; Frei Eliseu Menegat , Frei Darlan Dal’Maso, Frei Manoel Baldissera, Frei João de Souza dos Anjos, Frei Hélio Aparecido dos santos, todos  sacerdotes e temos também o  Frei Volmir Candido Bavaresco (Irmão religioso), Frei Pedro R. dos Santos Junior ( Estagiário), sendo Frei Eliseu Menegat, o Pároco atual, responsável administrativo. A casa de formação Frei Silvestre Bizzotto, conta com três aspirantes, cursando ensino médio.

    Contamos com os seguintes serviços pastorais organizados: Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo, Pastoral dos Coroinhas, Pastoral do Batismo, Renovação Carismática Católica (RCC),  Pastoral da família, Curso de Noivos, Catequese Paroquial, Grupos de reflexão que junto às comunidades ajudam no auxílio aos mais necessitados.  Serviço de presença e apoio espiritual, através da Pastoral da Visitação e da Legião de Maria, junto às pessoas doentes internadas no Hospital Ana Neta, bem como em visitas domiciliares, Retiros de  Jovenzinhos, Jovens, Casais e Sênior que têm buscado trazer para a vida comunitária, jovens e adultos que se encontravam afastados, bem como propiciar um momento especial de encontro com Deus e apoio as famílias, Pastoral da Juventude, que promove todos os anos o CRISTO DANCE, e também a comemoração dia Nacional de Juventude. Temos também a Romaria da Bíblia, movimento que acontece anualmente, no município de São Felipe, sendo um marco importante na história da referia Paróquia, no entanto neste tempo de pandemia, os serviços pastorais foram adaptados online pela rede sociais, e alguns ao ar livre nos pátios das comunidades e através carreata abençoando e iluminando a fé dos fieis por toda a cidade.

   A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Diocese de Ji-Paraná, CNPJ sob o Nº 04.128.765/0004-05, erigida a condição de Paróquia no dia 09 de junho de 1974, compreende os municípios de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe d´Oeste, que juntos totalizam uma população, de acordo com o Censo do IBGE/2010 de 46.755 habitantes, destes, estima-se que 26.278 habitantes sejam católicos conforme levantamento do Censo do IBGE/2010, na abrangência da Paróquia.

 

Fonte: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]