Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Vilhena-RO

Telefones: (69) 3321-2258/ (69) 3322-6708

Data da Fundação: 24 de maio de 1970

História da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Vilhena-RO

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Vilhena/RO, foi fundada em 24 de maio de 1970 e inaugurada neste dia com uma Missa celebrada pelo Padre Ângelo Spadari; sua primeira igreja matriz é considerada um patrimônio histórico e cultural da cidade. Com a passar dos anos e o aumento das fieis, houve a necessidade de construir uma igreja maior, mas conservando essa que é a primeira igreja de Vilhena.

Vilhena foi e ainda é um dos centros urbano, social e político de grande importância para o desenvolvimento da região. Através do Padre Ângelo Spadari, que durante sua atuação paroquial teve grande respeito para com as autoridades civis, militares e políticas de Brasília e Porto Velho, foi possível conseguir ajuda e apoio em prol do desenvolvimento e da cidadania dos migrantes, pois as autoridades haviam compreendido e apreciado as atividades religiosas e populares dos Missionários Salesianos. De 1976 a 1980, Vilhena foi um lugar de referência de Padre Ângelo, pois aqui se encontravam os rios, as vilas, os seringais, suas atividades sociais, a catequese, os sacramentos e a construção de cruzeiros, capelas e igrejas.

Aos 25 de janeiro de 1987, Padre Ângelo Spadari (Salesianos) finda sua missão em Vilhena, quando assumem os Padres Missionários Sacramentinos, José Herval Ferreira e Sebastião Batista Viana. A Solenidade de Posse se deu com uma Missa celebrada pelo Bispo Dom José Martins e permaneceram em Vilhena por 10 (dez) anos (de 25/01/1981 a 16/12/1990); seu trabalho pastoral foi realizado com muita alegria e satisfação o que colaborou para o fortalecimento da Igreja e de suas Pastorais, Movimentos e Serviços.

Aos 16 de dezembro de 1990 a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora foi assumida pela Congregação dos Padres Espiritamos (C.S.Sp) de São Paulo, tomando posse como Pároco Padre Gumercindo Pedro de Oliveira (Tindão) e Padre João Chiuzo (Vigário); a missa de solenidade foi celebrada por Dom Antônio Possamai com a presença de todas as Comunidades e os mesmos  permaneceram em missão Pastoral por 15 (quinze) anos (de 1990 a 2005). Nesse período a Paróquia foi acompanhando o crescimento dos bairros e, sempre fiel às características próprias da Igreja, surgiram muitos movimentos, pastorais e serviços ligados à missão pastoral; executaram um excelente trabalho que até hoje permanece na memória do povo em suas ações pastorais.

Aos 03 de março do ano de 2006, assumem a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora os Padres Renato Luiz Caron e Henrique Dal Prá, da Diocese de Caçador/SC, e Luiz Antônio Sochiarelli, do clero Diocesano de Osasco/SP; a coordenação fica a cargo do Padre Renato Caron (Pároco). Com o crescimento populacional e aumento de comunidades, houve a necessidade do desmembramento de algumas Comunidades para a criação de uma nova Paróquia, com sede na comunidade Nossa Senhora das Graças que ficou sob coordenação dos Freis Capuchinhos; a criação se deu através do decreto de Ereção de 21 de março de 2010 em Missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Bruno Pedron, ficando assim, no município de Vilhena, 02 (duas) Paróquias: Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora das Graças.

Atualmente a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora atende a Área Pastoral de Chupinguaia, com 19 (dezenove) comunidades e, na área urbana, conta com 23 (vinte e três) comunidades, todas servidas por diversas pastorais, movimentos e serviços; somados a isso, a Paróquia prima pela valorização da vida, da família, da ação missionária e do ensinamento de doutrina bem como o ecumenismo e diálogo inter-religioso, ao serviço da caridade, da cultura, da educação e da comunicação, que está presente, não apenas nas missas diárias, semanais e mensais que somam um total de aproximadamente 600 (seiscentas), mas também em vários momentos de fé, união, formação e confraternização de toda a comunidade.

Após a criação da paróquia coirmã no ano de 2010, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora esteve sob a Coordenação dos Padres: Renato Caron (2006 – 2012), Flávio Melchior (2012 – 2018) e Marcos Laurindo Bento (2018 – atual) como Pároco, auxiliado pelos Padres João Farias e Antônio Hammes.

O trabalho dos Sacerdotes conta ainda com a zelosa colaboração nas atividades pastorais das Irmãs Filippini (1979 – atual), Servas do Espírito Santo (1990 – 2012), Divina Providência com 02 casas, uma na Área Pastoral Chupinguaia, desde 1998, e outra em Vilhena, desde 2001–atual), do Diácono Fernando Lermem (2015 – atual) além dos Leigos que atuam como Ministros da Palavra e Eucaristia, Coordenadores de Comunidades, Pastorais e Movimentos. Os encontros de formação para lideranças acontecem, geralmente no Centro de Formação Paroquial São Maximiliano Kolbe.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Local: Vilhena-RO