CONVITE

Conheça um pouco da trajetória de Pe Enzo Mangano na Arquidiocese de Porto Velho. Padre Enzo: “Tudo é obra da providência divina”

04 de Setembro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O cidadão italiano Innocenzo Mángano é apaixonado pelo Brasil, muito especialmente pela cidade de Porto Velho onde cumprindo promessa feita a ele mesmo pretende, pelo menos uma vez por ano, vir para um “passeio de trabalho”. O padre Enzo é o dono dessa paixão divina. Quando saio da Itália dizendo aos amigos que o destino da viagem é o Brasil, padre Enzo ouve a brincadeira: Vais para o Brasil? Rio de Janeiro, praias, Bahia, que bom, não é? - “Nada disto, minha viagem sempre foi direta para meu canto preferido, o bairro JK a paróquia de São Tiago Maior e, atualmente, a Vila Nazaré, para trabalhar junto aos meus amigos na construção do meu projeto”. É lá, bairro carente distante da área central de cidade, o seu mundo, onde veste um short e trabalha duro ao lado dos amigos, irmãos, filhos e filhas, como trata o seu povo. 

PROVIDÊNCIA DIVINA 

O padre Enzo chegou da Itália há pouco mais de uma semana, na primeira visita depois que foi determinada, por ordem superior, sua nova missão na cidade de Caltagirone, na Sicília, onde nasceu há 56 anos. Fica por aqui até o início de agosto, vendo de perto como andam seus empreendimentos na Vila Nazaré onde fundou e dirige a Associação São Tiago Maior, administrada, na sua ausência pelo vice-presidente Léo com sua dedicada equipe. “Tenho pessoas interessadas e dedicadas ao meu lado mas sempre eles necessitam do meu estímulo, da minha força”. Sobre sua ida definitiva para a Itália o padre Enzo explica que é normal o chamado “ano sabatino” que significa a volta ao ambiente original europeu para “reacostumação”. Padre Enzo, que fez opção pelo sacerdócio há 30 anos, chegou a Porto Velho há 17 anos e quatro meses. “Estive durante um ano na paróquia de São Cristóvão e de lá fui designado para a paróquia de São Tiago Maior. Antes de voltar para a Itália estive na paróquia de São João Bosco durante um ano. Já construiu duas escolas e 14 igrejas. Perguntado como fez tudo isto ele responde: “Fiz tudo graças à providência divina”. 

LAR DE NAZARÉ 

A Vila Nazaré é a nova paixão do padre Enzo, depois do trabalho realizado na construção da igreja São Tiago Maior, uma das maiores do Estado, no bairro JK, e onde está o maior presépio do mundo onde é mostrado o local do nascimento de Jesus. A Associação São Tiago Maior é a entidade que administra tudo na Vila Nazaré. A vila ocupa uma área de mais de dois hectares (120x200), onde estão todos os imóveis da Associação: a escola fundamental Lar de Nazaré que está com 820 alunos do 4º ano à quarta série; o Lar do Idoso (ainda não concluído), a Escola Profissional de Arte, curso de corte e costura, pintura em tela, trabalho em gesso e curso de informática com 40 computadores”. Funciona, também, o restaurante que atende, inclusive, o público externo (moradores da vila) e a igreja, onde foram usados materiais de fabricação local, como cerâmicas decorativas, pintura e até imagens, tudo confeccionado com esmero e com muita dedicação. Padre Enzo adianta que seu projeto tem muito o que ser feito, ainda. Terá consultório médico, grande e dotado de condições de atendimento à comunidade carente, de modo especial os moradores da vila. 

 

 

 

 

padre Enzo mostra ao jornalista Euro Tourinho (Alto Madeira) detalhes de enfeites da igreja que construiu na Vila Nazaré.
Padre Enzo mostra ao jornalista Euro Tourinho (Alto Madeira) 
detalhes de enfeites da igreja que construiu na Vila Nazaré
.

 

Fonte: http://www.gentedeopiniao.com.br/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]