09 de Maio de 2014
A Diocese de Ji Paraná celebrou no dia 1º de março de 2014¸ na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família em Cacoal, a ordenação do diácono José de Assis Pinto. Familiares, amigos e eclesiásticos participaram da celebração, que foi presidida pelo bispo da Diocese de Ji Paraná Dom Bruno Pedron e concelebrada por sacerdotes que vieram de várias paróquias.
José de Assis escolheu o lema “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27) e foi apresentado ao Reverendíssimo Dom Bruno pelo Reitor do Seminário Maior João Paulo II, Pe. Marcos Bento. Após a leitura de um breve relato da história de vida do candidato, Dom Bruno deu continuidade à celebração proferindo, segundo o rito de ordenação: “Com auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Diaconado.” Em sua homilia falou sobre a alegria dessa celebração de ordenação diaconal e dos desafios de colocar-se a serviço do Reino de Deus “quando uma pessoa abraça esse estado clerical ela vem de uma caminhada onde o mundo também tece seu papel de confrontação, o mundo lá fora não entende porque uma pessoa pode amar de um jeito diferente, a natureza humana leva ao amor humano , não nos dá o sentido do amor divino que se manifesta quando uma pessoa coloca-se nas mãos de Deus e diz: Estou aqui senhor para doar a minha vida e renunciar às coisas do mundo para servir a Jesus.” Ao encerrar Dom Bruno fez um forte apelo à juventude ali presente, “ Jovens, no ano passado na JMJ em suas paróquias e no Rio de Janeiro vocês gritaram “Eis-me aqui envia-me!” Cadê esses jovens? Vocês foram enviados, nós esperamos que cheguem para dizer a Jesus eu estou aqui para te servir com a minha vida, este é o apelo que recebemos como igreja!” continuou dando ênfase à importância da família no que diz respeito à vocação da juventude.
Durante a celebração, José de Assis recebeu de sua mãe a estola diaconal. Ainda, durante o ritual de ordenação, colocou-se diante do bispo para reafirmar seu propósito e prostrou-se como sinal de total entrega e disposição ao projeto assumido, enquanto a comunidade cantava a ladainha dos santos. Logo em seguida aconteceu a Imposição das Mãos iniciada com a Prece de Ordenação onde, na resposta, pede-se para que Deus “envie sobre ele o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercer com fidelidade o seu ministério”.
Acolhido com muito entusiasmo e carinho por Dom Bruno, padres e toda a comunidade presente, o diácono José de Assis agradeceu a Deus e a todos que fizeram parte de sua caminhada como seminarista, reforçando o desejo de servir, como afirma seu lema de ordenação. Agora o mais novo diácono de nossa diocese se prepara para a ordenação Presbiteral que acontecerá em junho deste ano na cidade de Ji Paraná.
Ude Toginho
Regional Centro
Fonte: Informativo Diocesano