Saiba um pouco mais sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023

12 de Novembro de 2021

 

 

16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Por uma Igreja Sinodal comunhão, participação e missão.

 

 

 


O Papa Francisco faz um convite a todos nós, refletir como estamos caminhando juntos, ou seja, nos convida a participar do Sínodo 2021/2023 que terá por um tema: “Por uma Igreja Sinodal comunhão, participação e missão”.

 

Mas afinal o que é Sínodo? A palavra Sínodo significa caminhar juntos. Normalmente o Sínodo dos bispos costuma ser um evento convocado pelo Papa para se discutir e apresentar orientações que indique quais rumos a Igreja deve seguir em um determinado assunto.

 

O Sínodo 2021/2023 não pretende ser um evento, ou produzir um documento, ele pretende ser uma oportunidade, um processo, para que todos nós aprendamos juntos que ser Igreja é caminhar juntos, é viver em sinodalidade. E o convite é para você mesmo, o Papa não quer fazer uma reunião em que apenas bispos especialistas tenham voz. Ele quer que cada pessoa, em cada Diocese, dê a sua contribuição, para isso propõe uma consulta ao povo de Deus divido em três fases. A primeira fase acontece nas Igrejas Particulares, ou seja, nas Dioceses do mundo inteiro, com momentos de encontro, reflexão e oração. Essa é a hora da sua participação. Com a escuta dos batizados a Secretária-geral do Sínodo produziu um documento preparatório e traz propostas para a realização da consulta em cada Diocese indicando assuntos que devemos discutir e refletir a luz da oração antes oferecer nossas contribuições.

 

Participe dos encontros em sua comunidade, paróquia e diocese. E em setembro de 2022 a Secretária-geral do Sínodo vai apresentar o instrumento de trabalho com as contribuições de todo mundo. Esse documento vai ser discutido em reuniões internacionais de cada continente.

 

Por fim, a última fase do Sínodo acontecerá em outubro de 2023 com os bispos de todo o mundo reunidos em Roma com o Papa Francisco. Com todas essas etapas será possível garantir a participação dos batizados do mundo inteiro, estruturar um caminho que faça diferença para nossa Igreja. Cada um estará à escuta dos outros e todas à escuta do Espírito Santo. Participe deste caminho por uma Igreja Sínodal comunhão, participação e missão.

 

Assista também: https://www.youtube.com/watch?v=jc_9vKTNtms&t=1s

 

 

 

Fonte: CNBB

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]