16 de Outubro de 2014
O tema da festa deste ano: “40 anos, Evangelizando e Perseverando na Fé”, foi lembrado durante a caminhada da imagem peregrina que este ano começou no dia 28 de setembro, na matriz e percorreu as comunidades: São José Operário de Teixeirópolis, Nossa Senhora das Graças, São José/BR, São Sebastião, São Mateus, São Francisco, Santíssima Trindade, N. Sra. de Guadalupe, Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Nazaré, Santo Agostinho e Nossa Senhora da Piedade.
A Inês Cancelier e a equipe litúrgica que prepararam as celebrações intercalando Missa e Ofício Divino das Comunidades, foram muito abençoados e iluminados na escolha dos cantos, salmos, leituras; tudo levou à reflexão e à oração. A peregrinação foi encerrada na noite da última sexta-feira (dia 10/10). Quem participou viu a forte expressão de fé dos fiéis que, dia a dia aumentava em número e mesmo debaixo de chuva não deixaram de fazer sua peregrinação.
No dia 6, a presença do Padre José Celestino foi celebrada festivamente, pois ele foi o iniciador e incentivador desta peregrinação que se tornou tradição há sete anos. Ele presidiu a celebração na comunidade N. Sra. de Guadalupe.
No dia 9, na comunidade Santo Agostinho, a paróquia teve a alegria da presença do Bispo Dom Bruno Peron que presidiu a celebração, ocasião em que foram apresentados os/as missionários/as que irão atuar nas Missões Populares em 2015, entre os dias 7 de fevereiro a 5 de abril. Já são 255 inscritos. Vieram várias representações das comunidades da área rural.
No dia 11, sábado, às 16h, foi celebrada a missa com as crianças da catequese de todas as comunidades da cidade, na matriz. Ao final foram presenteadas com sorvetes e salgadinhos. No mesmo dia, à noite, aconteceu o Festival Paroquial de Ouro Preto do Oeste: FESPOESTE, composto por quatro modalidades de apresentações: Músicas inéditas e paródias, coreografias e teatros. A abertura teve a bela apresentação da “Orquestra em Ação” de Ji Paraná.
Quem este presente foi agraciado com a apresentação da Inês Cancelier que cantou duas músicas acompanhada pela orquestra. Houve teatros, paródias, músicas inéditas. Quem levou o segundo prêmio de música inédita foi Celso Coelho, da comunidade Santa Luzia e o primeiro ficou com o José Aparecido e Camila da comunidade N. S. da Piedade.
No domingo, dia 12 de outubro, uma multidão de fiéis seguiu em procissão da Comunidade Nossa Senhora da Piedade até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, comemorando o dia da Padroeira do Brasil e da Paróquia. Durante a procissão a imagem da Santa foi passada de mão em mão, dando oportunidade para os fiéis também carregarem-na. As comunidades que estiveram presentes levaram as imagens de seus padroeiros e padroeiras durante os 13 dias de peregrinação e também na procissão do dia 12. Com cantos e rezando o terço durante a caminhada, os participantes demonstraram muita fé, confiança e alegria, que nem o sol forte e o calor impediram de expressar.
A chegada ao santuário foi uma explosão de alegria e festa; nem foi possível que todos pudessem entrar na Igreja. O Padre José Natal, com muito fervor presidiu a santa missa acompanhado pelo Padre Hildebrando.
Após a celebração a festa teve continuidade no salão de eventos da Igreja Matriz com almoço comunitário para todos, que se estendeu até as 14h.
Foi uma grata satisfação poder presenciar o show do “Grupo Chamas”, composto pelas Irmãs Paulinas, que brindaram os presentes com uma belíssima apresentação. As 17h houve o bingo, com vários prêmios: 5 novilhas, uma Bros 125 KS, um Pálio 4 portas.
No dia 19 de outubro acontecerá a Cavalgada da Padroeira, após a santa missa das 10 horas, em direção ao Parque de Exposições Agri-Show, onde será partilhado o almoço, seguido por leilão de gado.
O Pároco Padre José Natal e os demais membros da coordenação da festa agradecem imensamente as equipes de trabalho e de organização e rogam a Nossa Senhora Aparecida que ilumine os caminhos de todos e fortaleça a fé contra as mazelas que afligem no dia a dia. São tantas pessoas de “boa vontade” que se prontificaram e fizeram tudo com amor, que chega a emocionar ao ver a atuação e a responsabilidade com que levaram à frente este evento. Que Deus seja louvado!
Fonte: Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Inês Cancelier e Ivone Goulart Lopes