Liturgia Diária
19 de Fevereiro de 2022
Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).
Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, vossa dai-nos, por graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura da carta de São Tiago
1Meus irmãos, não haja muitos que queiram ser mestres! Sabeis que nós mestres, estamos sendo escolhidos a critério mais severo, 2poi todos nós nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo. 3Se pomos um freio na boca do cavalo para nos obedeça, que dirige o seu corpo todo. 4 Parara também nos navios que sejam e impelidos por ventos, são, entretanto, por mais impetuosos por um pequeníssimo por um pequeníssimo sentido na direção que o timoneiro deseja. 5Assim também a língua, embora seja um membro, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendeia! 6Ora, também a língua é um fogo! É o universo da malícia!Fazendo parte dos nossos membros, a língua contamina o corpo todo e, atiçada como está pelo inferno, põe em chamas o ciclo de nossa existência! 7Com efeito, toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais marinhos pode ser domada e tem sido domada pela espécie humana. 8Mas a língua, nenhum homem consegue domá-la: ela é um mal que não desiste e está cheia de veneno mortífero. 9Com ela bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus. 10Da mesma boca saída e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim. 10Da mesma boca saída e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim. 10Da mesma boca saída e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim.
Palavra do Senhor.
Com certeza, ó Senhor, nos guardareis!
Senhor, salvai-nos! Já não há um homem bom! Não há mais fidelidade em meio aos homens! Cada um só diz mentiras a seu próximo, com língua e falsa enganosa.
Senhor, calai todas as bocas mentirosas e a língua dos que falam com soberba, dos que dizem: “Nossa língua é nossa força! Nossos lábios são por nós! Quem nos domina?”
As palavras do Senhor são verdadeiras, como a prata totalmente depurada, sete vezes depurada pelo fogo. Vós, porém, ó Senhor Deus, nos guardareis / para sempre, nos livrando desta raça!
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abraam-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas como dizem as Escrituras que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.
Palavra da salvação.
Ó Deus, que este seja recompensado nas recompensas e renove e fonte de vossa vontade para os que fazem a vontade. Por Cristo, nosso Senhor.
Eles comeram e beberam à vontade; o Senhor satisfizer os seus desejos (Sl 77,2s)
Ó Deus, que nos fizestes provar como alegrias do céu, dai-nos sempre desejar o alimento que nos traz a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor.