Nota de pesar: Dom Bruno Pedron, sdb - Bispo Emérito de Ji-Paraná-RO

17 de Junho de 2022

NOTA DE PESAR

É com grande pesar que a Diocese de Ji-Paraná comunica o falecimento do seu Bispo Emérito Dom Bruno Pedron, sdb, aos 78 anos, em Campo Grande/MS. Dom Bruno se encontrava em tratamento de saúde desde a sua renúncia em 2019. No início do mês de junho foi internado com complicações diversas e no dia de hoje, 17 de junho de 2022, fez a sua Páscoa indo para os braços do Pai.

Dom Bruno será velado na Capela do Seminário dos Salesianos Paulo VI, Avenida Manoel Ferreira, 35 - Santo Antônio, Campo Grande – MS.

Oportunamente informaremos o horário da Missa de corpo presente e enterro.

A Diocese chora pela sua partida ao mesmo tempo que dá graças pela vida doada neste nosso chão.

Nasceu em Torreglia, província de Padova, no norte da Itália, aos 03/06/1944.

Filho de agricultores, seus pais se chamavam Giovanni e Maria Mario. Eram cinco irmãos, quatro homens e uma mulher.

Cedo sentiu sua vocação ao sacerdócio despertar sendo admitido ao aspirantado salesiano com doze anos.

Em 1962 entrou no noviciado, concluindo em 1963.

Fez a primeira profissão a 16 de agosto e foi para o colégio salesiano de Mogliano, Vêneto.

Vindo para o Brasil, chegou a Santos-SP, indo primeiramente para São Paulo e, em seguida para Mato Grosso do Sul onde chegou dia 29 de dezembro, no Instituto Filosófico de São Vicente em Campo Grande-MS. Em fevereiro de 1964 iniciou os estudos filosóficos.           Terminada a Filosofia, foi para Dourados-MS, precisamente Indápolis, para o tirocínio (prática) numa escola agrícola onde ficou por 4 anos.

Retornou a Itália para o curso de Teologia, sendo ordenado sacerdote em sua cidade natal, pelas mãos de Mons. Girolamo Bortignon, Bispo de Padova, em 06 de abril de 1974.

Em seguida, voltou para o Brasil permanecendo em Campo Grande-MS por três meses numa paróquia e, em janeiro de 1975 foi para Coxipó da Ponte-MT como professor e coordenador de estudos no aspirantado salesiano.

Depois de um ano foi eleito Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Guia de Coxipó da Ponte-MT.

Em 1979 foi transferido para a missão entre os índio Xavante de Sangradouro como ecônomo e professor da escola indígena.

Em 1980 foi transferido para a Missão Sagrado Coração de Jesus em Meruri, entre os Bororo como Diretor.

Em 1983 recebeu a obediência para Campo Grande, Colégio Dom Bosco. Na metade do ano foi também eleito Diretor dos Cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis da FUCMT (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso).

Em 1987 foi eleito Diretor do Aspirantado salesiano da Lagoa da Cruz em Campo Grande onde permaneceu seis anos. Terminando o seu tempo, em 1993 foi para Roma para um curso de formadores.

Em julho de 1994 voltou para Campo Grande-MS e o Superior mandou abrir a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Rondonópolis-MT.

No ano de 1997 foi a Lins – SP como Diretor das Faculdades Salesianas.

Em 1998 voltou para Rondonópolis-MT na mesma Paróquia

Em 1999 foi eleito Bispo de Jardim – MS, sendo ordenado no dia 21 de maio e tomou posse como Coadjutor no dia 04 de julho e como titular dia 05 de agosto do mesmo ano.  Em 2007 foi transferido para a Diocese de Ji-Paraná – RO onde tomou posse no dia 24 de junho.

Em 03 de junho de 2019 pediu a sua renúncia por idade, passando a ser Bispo Emérito da Diocese de Ji-Paraná. Com a saúde abalada estava residindo em Campo Grande/MS, no Seminário dos Salesianos Paulo VI.

Fonte: Cúria Diocesana de Ji-Paraná-RO