Paróquia São João Batista - Jaru-RO

Telefone: 69 3521-2248

E-mail:  [email protected]

História da Paróquia São João Batista

A história da católica em Jaru foi marcada como parte conhecida do pitoresco dos Freis Capinhos e Combonianos, que trilhavam como picadas e percorriam os rios que interligavam como muitas localizações (residências) dos serin, nas regiões marcadas como ciclo da borracha e que primeiro fez pulsar pioneirismo no que hoje o Estado de Rondônia. Desde o ano de 1974, momentos de seus primeiros trabalhos vinculados à Paróquia do Oeste, também projeto de colonização, criado pelo INCRA, local que acolheu os primeiros padres missionários para os da Igreja Católica na região central de Rondônia.

Chegados na localidade em 27 de fevereiro de 1974, fizeram uma tentativa de vir Jaru em 12 de março do mesmo ano, não se igualando aos primeiros atoleiros que estendiam por várias milhas no trecho entre Ouro Preto D Oeste e Jaru, o que o primeiro pequeno atoleiros só não acontecerão dia 19 de março do mesmo ano, quando o Pe. Fiovo Camaionie Irmão Adolfo Xillo o início de abril do então Vila do Jaru, para então em 07 de 19 de 1974, domingo de Ramos, comemorando a primeira missa na construção às margens do rio Jaru. Nesta ocasião, a impressão do Pe. Carlos Naldi fica registrado: “parece que a comunidade de Jaru é a melhor de toda a paróquia. No domingo de Páscoa a liderança já queria aumentar a capela”.Neste momento de pioneirismo, a Igreja teve uma aquisição de uma aquisição para sua paróquia, e pode escolher entre uma área atual ou uma localização hoje da Av. Tiradentes com a Rua Florianópolis, onde fora construída a Caixa DÁgua, sendo que pesou para a escolha da sede atual, o Fato de ser plano quase toda a sua extensão. Nesta missa foi feita a escolha do seu padroeiro, participando da escolha, os membros que estavam na missa, sendo escolhidos São João Batista, que já no dia 23 de Junho aquela primeira homenagem na primeira apresentação com a realização da sua primeira homenagem festa, na qual todos os moradores da então Vila de Jaru participou, iniciando uma tradição que perdura até.

A partir dai, várias comunidades foram criadas. Esse trabalho de expansão da igreja católica em Jaru foi fortalecido com a chegada do padre Antônio Lázaro em setembro de 1974, o que possibilitou uma assistência mais intensa à comunidade. Já em 1975, novo impulso com o jovem Ugo, que ganhou três dias Lanfranchi do Oeste e todos os finais da semana para atender as irmãs de Jaru, sendo inicialmente feito pelas irmãs Maria das Graças Campostrini e Maria Tereza Santos , também missionárias Combonianas. Isto fez a comunidade de São João Batista começar a ser considerada, o que de fato aconteceu em 08 de dezembro de 1976, conforme o “Decreto de criação da paróquia de São João Batista na de Jaru-TF Ronônia”.Abaixo abaixo: Aos oito dias do mês de dezembro de 1976, depois de ouvido o conselho presbiteral, houve por bem fundar a paróquia de São João Batista na Vila Jaru- BR 364- Território Federal de Rondônia e confiá-la à comunidade dos padres Combonianos , cuja sede se encontra em Ouro Preto D Oeste. Em 1981 foi feita a consagração do Município a Nossa Senhora Aparecida e em 1990, a padroeira do Brasil passou a segunda padroeira da paróquia.

Em 08 de maio de 1983, a paróquia foi desvinculada da comunidade São João Batista. A mensalidade das comunidades das comunidades do combustível, com uma implantação da Diocese e poucos a conscientização dos filhos a 10% foi destinada a 2% de destino. À medida que o dizimo foi crescendo, as festas para arrecadar fundos foram forçando força e sentindo. Atualmente como comunidades colaboram com uma vez ao ano ou bezerro valor mesmo, para anual da festa.

Até 1985 foram construídos centros de formação de Jaru, no setor 06, Pedra Branca, hoje Município de Jorge Teixeira, Theobroma e no setor Santo Cruz. Com o objetivo de atender as comunidades, por exigência da diocese, foi instituído na paróquia, o Conselho de Assuntos Econômicos-CAE. No ano de 1995 foi implementado a pastoral da criança ea partir dai sugiram outros movimentos pastorais e serviços. Atuantes até ao presente.

No dia 17 de janeiro de 2009 a cidade de Jorge Teixeira-Ro, desmembrando da paróquia São João Batista de Jaru. Tendo seu território definido por quatro setores e quarenta comunidades. Atualmente a paróquia São João Batista possui nove setores e 115 comunidades.

Fonte: Paróquia São João Batista

Local: Jaru-RO