Paróquia São João Batista - Presidente Médici-RO

SECRETARIA PAROQUIAL

Endereço: Av. São João Batista, 1626 - Centro - Caixa Postal 21CEP 76 916-000

Telefone/Fax: (69) 3471-2387

Acompanhe a Página da Paróquia no Facebook:

Nossa História

Rondônia é um estado novo, formado por pessoas que vieram de várias partes do Brasil. A história de nossa paróquia não é diferente, confira no texto a seguir .

Nas décadas de 1960 e 70, muitos católicos vinham de toda a parte sul, e nordeste do Brasil e chegaram até aqui no Território Federal de Rondônia, e na região que aqui se sentiram sentiram a necessidade de formar uma igreja católica! Então começou a rezar terços e celebrar em um próximo local onde hoje é a Pemaza, depois a hoje foi mudada para o centro da pequena vila chamada na época do km 33, porque a igreja começou a 33 quilômetros de Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná )! Um barra de palha de coqueiro foi armado e as celebrações de incêndio ali!

Os registros no Livro Tombo* que mostram a 1ª missa celebrada em Presidente Médici, foi no dia 13 de abril de 1972 (quinta-feira) pelo padre Adolpho Rohl!

No início da igreja teve muita influência da cultura mineira, pois que formaram a igreja parte das famílias aqui situadas do estado de Minas Gerais. Os primeiros registros mostram que o nome da paróquia no início, por volta do ano de 1976 se chamava Paróquia São João do Muqui! Porém essa foi extinta porque não havia essa localidade (Setor Muqui é um setor agrário rural). Ficando a paróquia com o nome de Paróquia São João Batista.

A Comunidade Matriz que também tem esse nome foi aos poucos surgindo e tem a sua história mesclada com a da paróquia! Muitos irmãos a construir essa paróquia compõe com as comunidades que a um padre! A Paróquia São João Batista foi criada em 8 de dezembro de 1976! Veja a lista dos padres que já procurou padre pela nossa paróquia: Padre Jorge, Padre Silvino Antonio Chiam Ferreira, Padre Joceir Elias de Souza, Padre Jorge Uehara, Padre Divino, Padre Pedro Paulo Costa, Padre Francisco Clébio Pinheiro, Padre Celestino, Padre Toninho, Padre Jaci, Padre José Carlos, Padre Marcelo e padre Fernando ambos já da ordem da Copiosa Redenção e atualmente está apenas o padre Fernando!

Outros padres também colaboram em rodadas de visitas à comunidade quando há necessidade, outros ainda nos mais diversos momentos de formação para nossos leigo! Ainda na época do padre Silvio foi construída A formação de um padre, Margarida esse nome é em homenagem a essa que sofreu um grande sertão do nordeste, lutou até a morte pela formação das mulheres do povo pobre, pelas usinas de álcool e açúcar daquela região. O Centro de Formação tem sala de palestra para 100 pessoas, com ar condicionado e tecnologia de ensaios, imagens, slides, vídeos e fotos entre outras, um bom refeitório e grande área verde! Este centro de formação fica num local urbano porém, mais afastado do centro da cidade, onde há muita tranquilidade e muita paz, propício para estudos, reflexão,

O destino de alguns anos de hospedagem de nossa paróquia, Margarida, cursos de formação que há alguns anos de curso de Margarida nos nossos sábados e domingos. Hoje em dias os cursos, com exceção das escolas de formação acontecem apenas em um dia, normalmente no sábado! Outro fator que também é que as pessoas de modo geral influenciam mais posses, motos e carros, por isso vão embora e se for preciso voltam no outro dia e poucos pousam no centro de formação!

* Livro Tombo - A expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrador, inventariar, inscrever bens nos arquivos do Reino. Tal era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, a torre Albarrã, do castelo de São Jorge, em Lisboa (Portugal).

Em

A Igreja Matriz está concluindo a sua grande reforma e ampliação:

A Comunidade São João Batista (Matriz) está passando por uma grande reforma interior e exterior em seu templo, além de uma ampliação na parte dos fundos onde foram construídas várias salas e dependências, para maior conforto de seus membros, durante as reuniões entre outras atividades! Para isso a comunidade conta com recursos oriundos dos dízimos de seus fiéis e doações através de carnês!

Acompanhe pela Rádio Planalto Fm 92,7 MHz www.tropicalfm92.com.br o Programa Mensageiro da Paz, da Paróquia São João Batista de Presidente Médici, que vai ao ar de segunda a sexta feira, das 6 às 7 horas da manhã. Aos sábados ao meio dia o programa Jesus te Ama da Renovação Carismática Católica. As quintas feiras transmissão da Santa Missa diretamente da Igreja Matriz

Eu, Vai Ferreira coletei informações e fornecidas com estes relatos Felício Vanuchi, Luiz Colombo (já falecido), professor José Garcia entre outros falecidos!

Informações atualizadas em 03 de junho de 2016

Fonte: http://www.paroquiademedici.com