COMUNHÃO NA MISSÃO: O 3º ENCONTRO DE SEMINARISTAS

11 de Julho de 2023

Com muita alegria, entre os dias 3 e 7 de julho, 59 seminaristas do regional Noroeste da CNBB se encontraram na capital rondoniense para atividades de formação, de espiritualidade, de missão e de fraternidade no 3º Encontro Regional de Seminaristas; entre eles, estavam 8 seminaristas do Seminário Maior São João Paulo II, que pertence a nossa diocese de Ji-Paraná. Amparados pela acolhida fraterna dos seminaristas, clérigos e leigos de Porto Velho, os vocacionados puderam compartilhar as experiências de ser seminarista neste regional marcado por diversas realidades. Na cerimônia de abertura do encontro, segundo as palavras do arcebispo de Porto Velho Dom Roque Paloschi, este evento foi muito relevante “para que não se formem ilhas no nosso regional”, ou seja, que as dioceses possam estar sempre em comunhão no regional Noroeste, pois a Igreja na área amazônica é uma testemunha da importância da unidade eclesial. O encontro contou com momentos de formação e com celebrações nas paróquias da arquidiocese, além de algumas visitas turísticas e pastorais nas principais áreas periféricas da capital. Um momento marcante foi a visita missionária à Vila Princesa, uma região de extrema pobreza na qual os habitantes dependem, principalmente, da coleta de lixo reciclável do lixão nas proximidades da Vila para sobreviver. Para nós de Ji-Paraná, foi a primeira vez que participamos e convivemos com os demais seminaristas do regional, o que trouxe para nós alegria e um sentimento de pertença por conviver com aqueles que estão na mesma realidade eclesial que nós. Com certeza, Jesus esteve presente em cada atividade, caminhando e ensinando a ser Igreja. Depois destes dias de forte fraternidade, fica a gratidão à comissão organizadora e às equipes formativas de cada diocese.

Fonte: Seminário Maior São João Paulo II, de Ji-Paraná/RO.