Preparai o Caminho

05 de Dezembro de 2014

 

Nesse segundo domingo do Advento, aVOZprofética de ISAÍAS e JOÃO BATISTA ressoa num apelo de conversão para a vinda do Senhor.

 

As Leituras convidam a preparar o Caminho.

 

Na 1ª Leitura, ISAÍAS "consola" os exilados na Babilônia: anuncia o perdão de Deus e um NOVO CAMINHO de vida e salvação,

com o regresso do povo à pátria. (Is 40,1-5.9-11)

 

Será um novo Êxodo, uma nova caminhada espiritual, durante a qual eles poderão fazer uma nova experiência do amor e da bondade de Deus e redescobrir os caminhos da Comunhão e da Aliança Um MENSAGEIRO será enviado à frente para levar a boa notícia

para Jerusalém e todas as cidades de Judá...

 

Na 2ª Leitura aponta para a Parusia, a segunda vinda de Jesus, e como esperar e preparar esse momento:"vigilantes":

vivendo no dia a dia de acordo com os ensinamentos de Jesus, empenhando-se na transformação do mundo e na construção do Reino.(2Pd 3,8-14)

 

Essa vinda dá uma perspectiva diferente ànossa vida: Temos um futuro a conquistar já nesta terra.

 

No Evangelho, JOÃO BATISTAaponta o CAMINHO para acolher o Messias Libertador.(Mc1,1-8)

 

O Texto introduz o Evangelho de Marcos, que leremos nesse ano (B): A "Boa Notícia" começa com um grande chamado à conversão.

Deus já voltou seu coração para nós; resta-nos "voltar" o nosso para ele. Tudo "começou" quando João se apresentou no "deserto" de Judá para pregar.

 

1.Sua Missão: ser o "MENSAGEIRO" que prepara o caminho para o Messias. Denuncia o pecado, anuncia o perdão e dispõe o homem a converter-se... É o último dos profetas do Antigo Testamento. Não só anunciou o Messias… mas o apontou já presente no meio do povo:

"No meio de vós está… Eis o Cordeiro de Deus..." Dele falou Jesus: "É mais que um profeta…o maior dos nascidos de mulher..."

 

2.Sua Mensagem:"Preparai o caminho do Senhor e endireitai suas estradas." Proclama um Batismo de CONVERSÃO para o perdão dos pecados. João aponta um Caminho de purificação e de conversão...

 

* O Sacramento da Penitência é um gesto que manifesta a vontade de conversão e a esperança dos tempos novos.  É um encontro privilegiado com o Deus que salva e perdoa.

 

- Quais são os valesa serem preenchidos? (vazios, omissões...)

 

- Os montesa serem abaixados? (orgulho, vaidade, ambição...)

 

- Os caminhosa serem endireitados? (egoísmo, ganância, ódio...) 

 

3. A Reação dos ouvintes: "Todos saíam ao seu encontro e eram batizados no rio Jordão, confessando seu pecados".

 

4.Seu estilo de vida: Erauma pessoa sóbria, desprendida, austera e simples...

 

- Aparece no DESERTO: Lugar dos grandes encontros com Deus… Foi no Deserto que o Povo de Deus realizou uma longa caminhada

de purificação e de conversão...

 

- Deus é amigo do silêncio e se revela no silêncio... O barulho das festas não é ambiente propício para anunciar, nem para ouvir um convite de Penitência.

 

* Nesse advento, estamos dispostos a fazer momentos de deserto? Oração… Novena do Natal em família... Gestos de solidariedade...

 

- Vive na SOBRIEDADE, manifestada no comer e no vestir… "Vestia uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre..."

 

* É com esse espírito que nos preparamos para o Natal desse ano?

 

O "estilo de vida" de João fala tão forte como as suas palavras. É o testemunho vivo de um homem, que está consciente das prioridades

e não dá importância aos aspectos secundários da vida, como sejam a roupa "de marca" ou o comer e beber... Em nossa vida, quais são os valores, que escolhemos?

 

 * João Batista nos convida a preparar o Caminho do Senhor, assumindo atitudes novas e um estilo de vida simples e profética.

Estamos dispostos a nos preparar para o Natal, nesse espírito de João?

 

5. Seu testemunho sobre Jesus:


"Eu vos batizo com água, Ele vos batizará com o Espírito Santo". Ele fala de dois tipos de Batismo:

 

- Batizar com água consistia em purificar as pessoas convertidas de seus pecados.

 

- Batizar com o Espírito, a ser realizado depois por Jesus, consistia em comunicar às pessoas uma vida nova, transformando-as em novas criaturas.

 

JOÃO BATISTAfoi um MENSAGEIRO DE DEUS que preparou os homens do seu tempo, para a vinda do Senhor…

com a palavra e com o testemunho de vida...

 

Deus não poderia se servir também de nós, de você, para preparar os homens de HOJE, para a vinda do Cristo,no NATAL DESSE ANO

e ser uma voz de esperança,que aponta um Caminho Novo para os homens sofridos de hoje, que vivem nesse deserto da vida, escravos de tantas opressões?

 

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -07.12.2014

 

Fonte: http://www.buscandonovasaguas.com/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]